A história repetiu-se pela segunda vez, no decorrer desta semana, quando a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, reuniu-se para tratar sobre a interdição de instituições de ensino em Joinville. Na terça-feira, dia 16, foi vez da Escola de Educação Básica Conselheiro Mafra, já normalizada. Hoje foi a vez da Casa da Cultura. Mas a discussão abrangeu também para outros prédios públicos que integram o Patrimônio Cultural de Joinville como: o Museu da Imigração, a Cidadela Cultural Antarctica, a Casa da Memória, o Cemitério do Imigrante, o Museu Fritz Alt, o Museu Sambaqui, a Casa Krüger, o Museu de Arte, a Biblioteca Pública, a Estação da Memória, o Arquivo Histórico, e outros. Além das pessoas interessadas, compareceu o convidado, o presidente da Fundação Cultural, Silvestre Ferreira.

As discussões focaram especificamente sobre a Casa da Cultura, que por falta de manutenção e diante do péssimo estado de conservação foi interditada pela Vigilância Sanitária. Os alunos e professores continuam sem atividades até que os cursos sejam remanejados para outros locais. Indignados pais de alunos cobraram a falta de comunicação por parte da Fundação que, pela primeira vez após 15 dias de interdição, foram informados sobre o fato. A previsão para reforma da escola, segundo Silvestre, é que se estenderá até o final do ano.

Na presença dos vereadores, ele comprometeu-se em abrir um canal de diálogo com os pais e que as aulas deverão ser normalizadas até a segunda quinzena de setembro. De acordo com o presidente da Fundação Cultural, as alternativas encontradas para a continuidade das aulas serão da seguinte maneira: o curso de teatro será ministrado no Museu Nacional da Imigração, a Escola de Balé irá para a Estação da Memória e as demais atividades serão transferidas para um prédio alugado na Rua Dona Francisca n° 364.

Mas tranqüilizando os pais, Silvestre avisou que a mensalidade do mês de agosto não precisará ser paga. Sobre o estado de conservação dos demais prédios mantidos pela fundação, o presidente fez uma explanação relatando que, a não a biblioteca cujo teto desabou e está sendo reformado, os demais estão em uso. Os vereadores prometeram acompanhar as obras na Casa da Cultura. O vereador Adilson Mariano defendeu a implantação de uma política de manutenção preventiva nos prédios públicos. A vereadora Dalila Leal entende que, se for necessário novas reuniões serão realizadas para debater sobre assunto.

Colaborou Marcos de Oliveira
Foto de Sabrina Seibel      

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui