A Câmara de Vereadores é a caixa de ressonância da sua comunidade. Em Joinville, mais do que nunca, isso está sendo uma máxima. Diariamente, o presidente da casa, vereador Odir Nunes, recebe inúmeras pessoas solicitando apoio para que reivindicações de melhorias em seus bairros, em suas ruas, no trânsito, nas escolas e creches do bairro sejam realizadas. Na manhã de hoje, Odir, juntamente com o secretário de Infraestrutura, Ariel Pizzolatti e o deputado estadual Darci de Matos atenderam vários líderes comunitários para dar encaminhamento às suas solicitações. Com as presenças do prefeito de Campo Alegre, Vilmar Grosskop e do vereador José Odorico, o Zezão, Odir voltou a insistir na reedição do convênio de parceria entre os dois municípios que visa a conservação e manutenção da Estrada das Laranjeiras, sendo que cabe a Joinville a cessão de máquinas, equipamentos, material e mão-de-obra, além da fiscalização. Esta reivindicação já tinha sido feita por Odir Nunes, junto a Pizzolatti em 17 de fevereiro, passado, pois o prazo do convênio anterior já expirou em 2004 e a estrada está praticamente intransitável. O secretário comprometeu-se em agilizar o processo para remeter à prefeitura de Campo Alegre.

Melhorias no Parque Guarani

O bombeiro Daniel Boroski, presidente da Associação de Moradores do Jardim das Oliveiras e João Fernandes Dias, no Parque Guarani, juntamente com Suely da Rosa, Cleusa Furtado Ranzani e Silvia de Souza pediu solução para vários (veja quadro abaixo) problemas vividos pelos moradores de sua comunidade. Pizzolatti lembrou que está na Agência de Fomento do estado de Santa Catarina S.A. (Badesc) um convênio no valor de R$ 10 milhões para serem investidos em pavimentação de ruas chamadas de “corredor de ônibus”, que permitirá novos itinerários. Darci de Matos fez contato com a direção da agência e foi informado que o convênio está em análise para liberação dos recursos. Sobre a destinação dos dejetos de esgoto do complexo penal que, em dias fortes chuvas causam transtornos aos moradores do Parque Guarani, Darci vai buscar solução na Secretaria de Estado da Justiça, responsável pelos presídios. Sobre o problema das valas e bocas de lobo, Pizzolatti vai buscar solução com a Secretaria Regional do bairro.

Trânsito está caótico no Fátima

Com João Dejair Cardoso, o Cereja, Augusto Deotto e Paulo Raitz, que integram a Associação de Moradores do Bairro Fátima, o principal assunto a ser tratado foi trânsito como, falta de faixas de segurança, repinturas de faixas, na rua Guanabara com Padre Augusto, Miosotes, Passo Fundo e na principal rua do bairro a Fátima. Colocação de meio-fio na rua Miosotes e destinar um guarda municipal nas imediações do terminal Itaum, para orientar e desafogar o trânsito nos horários de pico, períodos que a trafegabilidade vira um verdadeiro caos. Foi definido que os assuntos referentes ao trânsito Odir Nunes tratará com Francisco Assis Nunes, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb). Os líderes comunitários pediram iluminação para o pontilhão da rua Passo Fundo e sugeriram a elaboração de um projeto para uma ponte ligando as ruas Anemonas, com Solimões que permitirá um binário com saída na rua Graciosa. Sugestão que será encaminhada a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (IPPUJ).

Líder comunitária apela por alvará

O apelo feito por Caurenice Melo Miranda, liderança do Condomínio Bavária, localizado em Pirabeiraba, demonstra a dificuldade que as pessoas que precisam de alvarás encontram nas diversas repartições da prefeitura de Joinville. Ela procurou o presidente da Câmara de Vereadores, Odir Nunes para intervir junto a Secretaria de Infraestrutura pois os moradores do condomínio precisam concluir obras de drenagem e colocação de tubos mas dependem do documento. Diante do manifesto da líder, o secretário Ariel Pizzolatti comprometeu-se em agilizar o trâmite pois entende a importância da reinvindicação.

Segurança no Centreventos e entorno

Antiga reivindicação dos moradores do entorno do Centreventos Cau Hansen, da comunidade escolar do Colégio Germano Timm, usuários e funcionários do Hipermercado Big e Giassi e do Centro Hospitalar da Unimed é o policiamento na rua Orestes Guimarães e adjentes, estendendo-se ao pátio dos fundos do centreventos. De acordo com Walter Carmello Zoccolo e Meiri Diojines, ambos da direção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Jonir Aparecida Ramos Brizo e representante do colégio, a falta de iluminação no pátio do centreventos transformou o local em um “motel das estrelas”, pelo número de veículos que ali param todas as noites e a quantidade de preservativos e lixo deixado pelo chão, causando constrangimentos as pessoas que por ali passam. Além do prédio abandonado de onde funcionava o ex-Colégio Objetivo que foi transformado em local para consumo de drogas e atentados violento ao pudor, pois são constantes as aparições de drogados nus. Odir Nunes comprometeu-se em levar o assunto ao conhecimento do comando do 8º BPM, enquanto Pizzolatti tratará da iluminação.

Costa e Silva e Iririú reivindicam melhorias

Adalberto Engelmann e Deoclésio Nunes, líderes do bairro Costa e Silva, e José Everaldo de Souza, do bairro Iririú procuraram o presidente do legislativo para solicitar pavimentação de ruas. No Costa e Silva os representantes dos moradores pediram para que a rua Nelson Rodrigues, com 180 metros e onde muitos já estão, inclusive pagando pela benfeitoria, seja asfaltada. O secretário Pizzolatti informou que estava sendo até uma coincidência, pois a obra inicia na próxima semana. Enquanto que, José Everaldo de Souza lembrou que também a rua Arco Íris, de 200 metros, no bairro Iririú também está na fila para ser asfaltada, “mas a fila não anda”, reclamou. Isso que 90% dos moradores aderiram ao termo para a pavimentação que foi feita em 2007. Também reclamou da falta da averbação da Servidão Guilherme Leoni, no mesmo bairro, onde os moradores precisam fazer muros e outras melhorias, mas sem o processo de averbação pronto não conseguem. Pizzolatti comprometeu-se em agilizar os pleitos.{jcomments on}