Os vereadores mirins Rodrigo Yuji Seto Soma, da escola Maria Amin Ghanem e Nathan Henrique Amâncio, da escola municipal João Bernardino da Silva, acompanhados de Sabrina Piva, assistente da Câmara Mirim, estiveram no programa Mundo Cult, da TV Brasil Esperança, comandado pela apresentadora Lúcia Helena de Souza, a Tusi. Na oportunidade, falaram sobre o projeto pedagógico Câmara Mirim e a eleição dos novos vereadores mirins. O encontro ocorreu na quinta-feira, dia 30 de junho.

No estúdio, Rodrigo e Nathan falaram um pouco sobre a experiência de terem assumido uma cadeira no legislativo neste ano. “Prometi melhorias para minha escola e lutei por isso”, destaca Nathan. “Gostei muito da experiência. Pretendo seguir na política”, analisa Rodrigro. Sabrina explica que a eleição dos mirins ocorre a cada dois anos, sendo que o mandato é de um ano. A eleição é feita a cada dois anos para duas legislaturas por conta da agenda do TRE, que é o órgão responsável pela eleição.

Os candidatos a vereador mirim são alunos do quinto ao sétimo ano escolar. São jovens entre 10 e 14 anos. Todas as escolas de Joinville podem participar. “A participação das escolas municipais é mais ativa em detrimento das particulares. O maior objetivo é fazer com que o jovem entenda a importância do voto e a escolha de seu representante”,enfatiza Sabrina. Mais informações sobre a Câmara Mirim e as inscrições para a eleição dos novos mirins acesse https://www.cvj.sc.gov.br/blogs/camaramirim/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui