A Câmara de Vereadores de Joinville ganhou um novo vereador. Aos 47 anos, Ailton Budal Arins, popularmente conhecido como “Tucano”, foi empossado vereador da maior cidade do Estado de Santa Catarina.

Natural de Joinville e morador do bairro Jarivatuba, zona sul da cidade, Tucano assume no Legislativo pela primeira vez. O autônomo recebeu 1.626 votos no pleito de 2008, garantindo a suplência pelo Partido Democrático Trabalhista, no qual é filiado há sete anos. Em 1992, quando saiu candidato pela primeira vez, Tucano somou 341 votos. De lá para cá, o agora vereador, teve grande ascensão política.

Tucano é formado em Marketing e pós-graduado em gestão pública e gerência de cidades. Prestou serviços públicos como chefe de serviço administrativo na Regional do bairro Boehmerwald, coordenador da Defesa Civil do Município e gerente da Secretaria Regional do bairro Paranaguamirim. Como autônomo, durante muitos anos viajando pelo país, Tucano ganhou a vida ministrando cursos de tapeçaria em escolas municipais e estaduais. Tucano espera atuar na Câmara de Vereadores até 17 de janeiro de 2012 e, neste período, pretende levar a sociedade os deveres e obrigações do parlamentar, em especial, a obrigação de fiscalizar o poder Executivo. O setor saúde também foi mapeado pelo vereador como uma prioridade. “Venho para esta casa para somar. A população conhece o Judiciário e confunde o papel do vereador na sociedade. Com humildade, pretendo resgatar a credibilidade dos políticos e trabalhar para a população joinvilense com seriedade e gratidão”, enfatiza Tucano.

Foto: Sabrina Seibel