Com a presença de estudantes, professores, familiares e autoridades a direção da Junior Chamber International – JCI – Organização Mundial de Jovens Líderes e Empreendedores – de Joinville fez, na manhã de hoje, no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), o lançamento da 5ª edição do Projeto Curso de Oratória nas Escolas da Rede Pública (municipal e estadual). O vice-presidente da casa, vereador Osmari Fritz foi o anfitrião do evento.

O projeto que possui um grande alcance social, nasceu em Joinville, atingiu repercussão nacional e, de acordo com o presidente da entidade em Joinville, Germano Utzig, em 2010 foi reconhecido como o “melhor projeto comunitário do mundo”, no Congresso Mundial da entidade realizado na cidade Osaka, no Japão.

As edições do “Oratória nas Escolas” já beneficiou mais de 6 mil estudantes que tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação aos problemas sociais, ambientais e educacionais nos níveis: local, regional, nacional e mundial. E formar uma consciência crítica em relação a estes problemas. Também será possível estimular a prática de falar em público, competência atualmente necessária para se diferenciar no mercado de trabalho.

O eixo do projeto é baseado na realização de concursos de oratória entre alunos do ensino fundamental de escolas públicas, abordando um tema específico determinado pela JCI Brasil, provocando reflexão sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio propostas pela ONU – Organização das Nações Unidas. Germano Utzig lembrou que, desde 2008, início do projeto, ele já foi estendido para 50 municípios e envolveu mais de 100 mil alunos coroando de êxito inúmeras histórias de superação e crescimento.

Lançado em Joinville, em 2007, na Escola Municipal Padre Valente Simioni, envolveu uma turma da 5ª série. No ano seguinte aumentou para 17 escolas e 600 crianças. Em 2009 já somava 40 escolas e 1.600 estudantes, onde o destaque foi o aluno Cleverson Maxwell Santos que sagrou-se campeão nacional do projeto Oratória nas Escolas, superando mais de 30 mil alunos de todo o Brasil. Joinville atingiu o recorde nacional em números de inscritos: 42 escolas e 4 mil estudantes beneficiados. Cleverson destacou que o objetivo de todos está no vender o desafio para conquistar o sucesso. A aluna Thailine Cordeiro, campeã joinvilense de 2010, fez um breve balanço das dificuldades sociais do mundo e do Brasil.

O vice-presidente do legislativo joinvilense, vereador Osmari Fritz destacou a amplitude do projeto e a responsabilidade social que ele cumpre, e a importância de contagiar a todos na escola. “Aqui todos já são vencedores”, afirmou Fritz. Mikael Moraes e Silva, da JCI, fez a apresentação dos alunos que participarão do projeto este ano. Também elogiou o alcance do projeto o empresário e patrocinador Hugo Fabiano José Cordeiro, da CEO da Microvix. O promotor de Justiça, Affonso Guizo Neto cativou os presentes com seu discurso onde lembrou que, mais do que educação (que é fundamental), é a oratória, mais que a oratória é acreditar, pois é a vertente para atrair multidões. “Ser ético é se colocar no lugar do outro”, disse. E citou a necessidade de se combater as mazelas que vivemos diariamente como a corrupção, sem deixar que se transforme em algo aceitável. O próximo passo será a oficina com a participação de todos os estudantes inscritos, que ocorrerá em outubro.

O concurso Nacional de oratória será disputado em quatro etapas:

  • Etapa Interna nas escolas: desenvolvimento será coordenado pela escola e o concurso será orientado e acompanhado pela JCI local
  • Etapa Local/Municipal: será coordenada e organizada pela JCI local
  • Etapa Regional: será coordenada pela JCI Brasil através da Vice-presidência nacional com supervisão da Vice-presidência executiva Comunitária
  • Etapa Nacional: será coordenada pelo Vice-presidente executivo comunitário e/ou diretor designado pelo mesmo.

Cronograma para 2011

Atividades Quando Local

Contato e inscrições nas escolas

Julho

Site

Reunião com os professores

08.08.11 – 13 às 14h

Plenarinho da CVJ

Lançamento com a comunidade

23.08.11 – 08 às 10h

Plenário da CVJ

Oficina de Oratória com alunos

17/18.08 – 08 às 17h

Plenarinho da CVJ

Etapas classificatórias

Setembro

Escolas a definir

Grande final

19.10.11 – 11 às 12h

Plenário da CVJ

 

Foto: Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui