O padre Renato dos Santos recebeu nesta noite o Título de Cidadão Honorário de Joinville. Nascido em Rio do Sul, em 1961, chegou à maior cidade do Estado em 2003, a partir de quando começou a desenvolver trabalhos religiosos, educacionais e sociais à frente da Igreja Santo Antonio e do Centro Educacional Dom Bosco. No começo do ano, padre Renato foi nomeado ecônomo da inspetoria salesiana que cuida dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre, capital gaúcha.

O plenário e o mezanino da Câmara ficaram pequenos para receber os familiares, convidados, amigos e fiéis. A prestigiada cerimônia contou até com presença da mãe do homenageado, Olívia Fridadelli, que, com mais de 90 anos e dificuldades de mobilidade, fez questão de acompanhar o momento especial do filho sacerdote. O governador Raimundo Colombo e outros políticos catarinenses das esferas estadual e federal também compareceçam.

A proposição para outorga do título foi do vereador Roberto Bisoni, que — com a sinceridade que lhe é peculiar — afirmou ter sido esta “a única vez que dignou-se vestir terno e gravata para uma sessão da Câmara, pela importância que atribui ao homenageado” (foi a primeira indicação de outorga de título de cidadania joinvilense que fez ao longo de seus seis mandatos).

Padre Renato, por sua vez, agradeceu aos vereadores e ao povo joinvilense pela acolhida, destacou o trabalho realizado junto ao Centro Educacional Dom Bosco e pediu ajuda do governo municipal para que suporte financeiramente tal instituição na manutenção de bolsas de estudo a alunos de famílias de baixa renda. Durante a cerimônia, o prefeito Carlito Merss recebeu dos vereadores presentes ofício no qual é solicitada transferência de R$ 40 mil das sobras da Câmara para o Dom Bosco para este fim.

{loadposition 111021}