A reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), reunida na tarde de hoje, contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Joinville, Valmor João Machado. Depois de iniciar a semana percorrendo os Hospitais São José e o Regional hans Dieter Schmidt, ele veio à Câmara para fazer um minucioso relato de como se encontram estas casas de saúde aos vereadores.

Sobre o Hospital São José, Valmor contou o que os meios de comunicação noticiam diariamente e que já é do conhecimento da comunidade: está superlotado. O que segundo ele, torna a situação ainda mais caótica do que se imagina, o pronto socorro que tem capacidade para quarenta e três pacientes atendia hoje de manhã 101 enfermos. Essa situação leva a direção do hospital a adotar medidas radicais como a recusar no recebimento de mais pacientes.

No Hospital Regional continua o velho e grande problema que é a falta de médicos plantonistas. Novamente, de acordo com o presidente, perde a população que vê dificultada a realização de exames. Para elencar de forma mais organizada esses problemas, o Conselho Municipal de Saúde organizou um Comitê que terá a incumbência de elaborar um relatório revelando as principais dificuldades de cada unidade de saúde da cidade. O resultado desse relatório será apresentado a todas as entidades ligadas a saúde em uma reunião que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 17, às 08:00 horas na Secretaria Municipal de Saúde.

Os vereadores da Comissão, Alodir Alves de Cristo, Roberto Bisoni e Belini Meurer já anteciparam que pretendem participar do encontro. Tendo o presidente da Comissão Alodir Cristo solicitado uma cópia do documento para que ele seja debatido nesta casa. Já o vereador Roberto Bisoni afirmou que todos têm que brigar pelas melhorias na saúde, opinião compartilhada pelo colega Belini Meurer que destacou a importância da população estar junto no debate buscando melhorias para a saúde.

Foto de Sabrina Seibel