O vereador Belini Meurer protocolou nesta semana novo projeto de lei, que dispõe sobre a afixação de placa informativa em farmácias e drogarias, contendo advertência quanto aos riscos da automedicação. Belini destaca que esta prática é muito comum no Brasil.

A maioria das pessoas não sabe que tomar remédios por conta própria pode trazer diversos efeitos colaterais à saúde.

Existem três situações de risco da automedicação: a primeira, é o efeito cumulativo, quando uma pessoa consome grande quantidade de um determinado remédio por muito tempo. Outra situação é a superdosagem, que pode causar intoxicações graves e provocar reações adversas. Por último, o risco da baixa dosagem. Nos antibióticos, por exemplo, a dosagem menor do que a necessária, em vez de destruir, acaba dando resistência à bactéria, e o medicamento fica sem efeito.

Conforme projeto do vereador, as placas de advertência deverão ser afixadas em local visível, próximas ao local de venda, objetivando a conscientização permanentemente da população. O projeto será remetido às comissões técnicas para análise. Ainda não há previsão de chegada a plenário para deliberação.

_______________________________
Colaborou Renata Oliveira.
Mais informações no blog do vereador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui