Durante a sessão solene na Câmara de Joinville gaudérios ocuparam o plenário para relembrar a Revolução Farroupilha e comemorar o Dia do Gaúcho.  No começo da homenagem a chama crioula trazida do Rio Grande do Sul foi apresentada por duas crianças pilchadas. Em Joinville está sendo realizada a 11ª Semana Farroupilha.  Durante esse período, gaúchos relembrar a Revolução Farroupilha, episódio que é considerado um marco para estabelecer a identidade regional no Rio Grande do Sul que acabou se espalhando por todo País, principalmente por meio dos Centros de Tradições Gauchas (CTG).

Para João Severo de Lima Junior, se Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina e se na guerra dos Farrapos a personagem mais importante  foi Anita Garibaldi, heroína catarinense, somente esse fatos já  justificaria a Semana Farroupilha no nosso município. O presidente da Câmara de Joinville Odir Nunes lembrou que as crianças presentes na sessão serão responsáveis pela preservação das tradições gaúchas também em Joinville. A vereadora Dalila Leal, lembrou que a Semana Farroupilha está espalhada por toda a Joinville é que essa é a chance, principalmente, das crianças para entrar em contato com essas tradições.

Para o vereador James Schoroeder, por meio do evento são valorizados os costumes, as tradições e a pátria. “Povo que não tem passado, que não preserva a tradição não tem futuro”, finalizou. Ao final da sessão o coordenador da 11ª Semana Farroupilha de Joinville Elias Resende entregou 18 troféus para cavaleiros que trouxeram a chama crioula de Taquara RS até Joinville, entre eles duas crianças.

{loadposition 110920}

Fotos: Nilson Bastian