Será nesta sexta-feira, dia 18, o grande dia da festa da democracia para uma categoria que irá iniciar na atividade política e que futuramente poderá indicar entre os seus integrantes os parlamentares da Câmara de Vereadores de Joinville: são os estudantes de 1º grau da cidade. Serão quase 20 mil alunos que participarão das eleições para a Câmara de Vereadores Mirim de Joinville, elegendo os 19 representantes que durante os próximos 12 meses, de 2012, representarão seus colegas de escola no parlamento joinvilense.

Será a oitava legislatura mirim desde que foi implantada a Câmara Mirim na cidade. Para se ter uma idéia do clima e do processo eleitoral que, tem acompanhamento do Cartório Eleitoral de Joinville, na Escola de Educação Básica Professora Gertrudes Benta Costa, do bairro Petrópolis, os alunos aguardam com muita expectativa estas eleições, a segunda edição em que participam com quatro candidatos.

Quem incentivou os estudantes a participarem do pleito foi a Assistente Técnico Pedagógico Eliane Gonçalves Lopes Tomelin, que levou para a escola os informativos da Câmara Mirim motivando os alunos que desde o início do ano vem realizando um trabalho visando a participação nestas eleições. Segundo Eliane, no inicio não houve muita empolgação muito, mas depois que os alunos passaram a ler os informativos passaram a se interessar.

“Hoje todo mundo está empolgado, principalmente porque eles terão a chance de votar na urna eletrônica” conta a Assistente. Uma das candidatas é Lais Soares, de 13 anos, que está cursando a 7ª série e já sabe o que vai buscar na Câmara se for eleita: “Quis concorrer por que acredito que tenho capacidade, quero ajudar a melhorar nossa quadra e trazer mais esportes para a escola”. Sua companheira de turma e concorrente na eleição Rosilene Pereira Machado, também de 13 anos, engrossa o coro pela melhoria da quadra e afirma que levar para a CVJ projetos que beneficiem a escola e a comunidade.

O quintanista Helton Jonathan, de 11 anos, conta que está ansioso para a eleição e acha que a eleição de um vereador mirim pode trazer muitos benefícios a escola. Para se preparar para eleição a direção da escola realizou no dia de hoje uma plenária com os vereadores mirins e criou até um blog para divulgar suas propostas para a comunidade. A eleição da Câmara Mirim acontece das 8 às 17 horas. Segundo a coordenadora da Câmara Mirim, Sabrina Piva, o resultado deve sair até as 20 horas, no plenário da Câmara, na avenida Herman August Lepper, 1.100, no centro.     

Mesários recebem treinamento

{loadposition 111117}

Visando preparar um dos melhores pleitos já realizados para a eleição da Câmara Mirim nesta sexta-feira, ontem, durante o dia, a coordenação reuniu-se com os mesários para um treinamento e capacitação, que foi ministrado por técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TER). O grupo de mesários é formado por país, professores, funcionários e alunos do ensino médio das escolas cadastradas para a eleição. O objetivo do treinamento é familiarizar os mesários com o sistema da eleição. 185 candidatos de 42 escolas do município estarão buscando votos na ânsia de se elegerem. Para ser candidato a vereador mirim é necessário que o estudante tenha idade entre 10 e 14 anos e estar cursando entre a 5ª e a 7ª série escolar. Já os eleitores serão 19.601 estudantes com idade entre 10 e 15 anos que estejam cursando da 5ª a 9ª série. “O número de eleitores chega a ser maior do que o de eleições normais de muitos municípios de Santa Catarina”, revela Sabrina Piva, coordenadora do projeto Câmara Mirim. As eleições serão feitas em 73 seções eleitorais. Escolas com mais de 405 alunos eleitores terão duas seções, as demais apenas uma. As urnas usadas na eleição serão as mesmas que são usadas nas eleições oficiais do Cartório Eleitoral. 

Fotos: Sabrina Seibel