Valorizar as legisladoras e as políticas públicas voltadas ao sexo feminino. Este foi um dos temas abordados no II Encontro da Mulher parlamentar, ocorrido entre os dias 29 e 30/04, na cidade de Rio do Sul, principal município do Alto Vale do Itajaí. O evento foi realizado na Unidavi (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí) e reuniu vereadoras dos nove municípios da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina).

A Câmara de Vereadores de Joinville foi representada pelas vereadoras Dalila Leal, Tânia Eberhardt e Zilnety Nunes. As vereadoras participaram das palestras e pronunciamentos nos dois dias do encontro. O enfoque das palestras foi a valorização da mulher cidadã, em especial a mulher parlamentar. O grande desafio é elevar o número de mulheres em cargos eletivos e criar unidade entre as vereadoras de Santa Catarina.

Para a vereadora Tânia Eberhardt, a palestra que lhe chamou atenção foi “Aspectos da Mulher na Presidência, ministrada por Rudá Rici. “Devemos buscar a unidade entre as vereadoras e lutar por mais espaço na sociedade”, enfoca Tânia. Na opinião da vereadora Dalila Leal, o encontro foi uma excelente oportunidade para a troca de informações. “Devemos cobrar as políticas públicas voltadas à mulher. “Saímos fortalecidas do encontro”, destaca. Na visão de Zilnete Nunes, a mulher, por natureza, é companheira, irmã. Para ela, o encontro foi fundamental para a troca de ideias e o fortalecimento das vereadoras em SC. Ela vê o aumento da representatividade feminina nas Câmaras Municipais, Estaduais e no Congresso como fator positivo para o desenvolvimento do país. “Não queremos nem mais, nem menos. Queremos somar e multiplicar”, sintetiza. Após o encontro, as vereadoras da Câmara de Joinville se comprometeram em encabeçar um novo encontro entre mulheres da região norte, não apenas parlamentares, mas mulheres que ocupam cargos de destaque nas prefeituras e setor privado de SC. O III Encontro da Mulher Parlamentar deverá ocorrer ano que vem na cidade de Itapema/SC.{jcomments on}

Fotos: Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui