O vereador Alodir Cristo deu entrada ao Projeto de Resolução que cria a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville. O vereador explica que tal medida visa capacitar os agentes políticos e servidores para aprimorar o processo legislativo e, consequentemente, aproximar a Câmara dos cidadãos. O autor do projeto lembra que este tipo de escola já foi criada por várias Câmara de Vereadores e Assembleias Legislativas com resultados animadores.

A Escola do Legislativo deverá investir em um campo de conhecimento pouco explorado e que é essencial à atuação dos vereadores. Em linhas gerais, trata-se de desenvolver metodologias e mobilizar pressupostos teóricos que permitam, de um lado, investigar e analisar a qualidade, a eficiência e a pertinência da lei e, de outro, oferecer meios ao Parlamento para o cumprimento de sua função fiscalizadora, afirma Cristo.

Outro veio a ser explorado, adianta o vereador, serão as atividades de pesquisa, permitindo capacitar ainda mais as assessorias parlamentares. Ainda não há data para o projeto chegar à votação em plenário. Passará, primeiro, pela Comissão de Legislação.