O trabalho educacional desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) Raio de Sol, localizado no Bairro Vila Nova, zona oeste de Joinville, rendeu bons frutos para a cidade. A gestão participativa e democrática do CEI oportunizou novas experiências na educação municipal. O CEI foi reconhecido pelo Prêmio Gestão Escolar, sendo a primeira unidade de educação do município a ser reconhecida nacionalmente como uma referência.

Na sessão ordinária desta quarta-feira (5), na Tribuna Livre, a diretora do CEI, Marlene Terezinha Zimmer Malschitzky, apresentou aos vereadores as principais ações realizadas no Raio de Sol para a conquista do prêmio. Para Marlene, a gestão participativa e democrática, trabalhando em parceria com a comunidade, é o principal fator que aproxima e fortalece os envolvidos. “Nossa meta é romper com as fronteiras da sala de aula. O professor torna-se não só o mediador, mas também cúmplice das descobertas dos alunos”, destaca Marlene.

Fundado em 1978, o CEI desenvolve projetos que visam à socialização dos alunos e sua integração com o meio ambiente. Atualmente, o CEI atende a 320 crianças de 0 a 5 anos em período parcial. São colocadas em prática ações como o Corpo em Movimento, que são aulas de integração; Reflexão Corporal, prática do Yoga para os professores na unidade; Projeto de Leitura, engloba a praça da leitura, sala da leitura e contação de histórias com a participação dos pais; Jardim de Monet, área usada para o desenvolvimento das artes e relaxamento e um Mini Camping agro ecológico.

A vereadora Tânia Eberhardt, que protocolou a moção nº 536/11, parabenizando a conquista do CEI, reforçou o compromisso de todos os profissionais do Centro envolvidos com a educação das crianças. “A educação precisa de pessoas como vocês, que tem coragem em inovar, descobrir um novo jeito de fazer”, analisa Tânia. O vereador Belini Meurer falou da importância em mostrar à comunidade o que vem sendo desenvolvido com qualidade na educação pública. Lauro Kalfels fez os cumprimentos e salientou que a bancada do PSDB fará uma indicação ao secretário estadual de Educação para que se faça uma justa homenagem ao CEI. O vereador Manoel Bento parabenizou a direção pelo fazer diferente e enalteceu a importância do prêmio para Joinville. Dalila Leal reforçou a unidade dos profissionais e sua paixão pela profissão. “Ao lado de uma grande diretora estão excelentes profissionais. Parabéns pela ousadia de gestão democrática”, reflete Dalila. O vereador José Cardozo recordou de sua visita ao CEI. “Fiquei impressionado. Ao chegar, você sente um clima de harmonia”, revela Cardozo. Ao término da Tribuna Livre, Marlene recebeu dos vereadores uma lembrança pela significativa conquista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui