O cenário da posse dos 19 vereadores mirins da 8º legislatura foi o plenário da Câmara de Vereadores. Pais, amigos e familiares dos novos vereadores compareceram em peso na sessão solene. Os sentimentos de orgulho e emoção se misturavam. Ao som dos aplausos, cada vereador mirim ocupou seu assento no plenário. Vereadores, autoridades e convidados especiais prestigiaram o evento, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 18. Compuseram a mesa dos trabalhos o presidente do legislativo, vereador Odir Nunes, o vice-presidente, Osmari Fritz, o primeiro secretário, James Schroeder e os vereadores Juarez Pereira, Jucélio Girardi e Zilnety Nunes. O juiz Otávio José Minatto, da 96º vara eleitoral de Joinville prestigiou o evento. O secretário da educação, Marcos Aurélio Fernandes, representou o prefeito Carlito Merss.

A vereadora e presidente mirim Emily da Silva Strapazzon fez a chamada nominal convocando cada mirim para fazer o juramento e assinar o livro de posse. Em seguida, Maria de Lourdes, assistente do projeto Câmara Mirim, leu o compromisso de posse. Cientes das obrigações com a cidade, os mirins foram empossados.

Os membros da mesa foram convidados para um breve pronunciamento. O secretário da educação e vereador licenciado, Marcos Fernandes, destacou o exercício pleno do mandato e desejou felicitações a todos. “Não queiram ser adultos antes do tempo. Aqui vocês aprenderão muito sobre cidadania e participação”, destacou Marquinhos. O juiz Otávio Minato falou sobre toda a simbologia envolvendo a cerimônia. Para ele, a aspiração aos sonhos começa na mocidade. Este é um momento especial para os pais, as diretoras e as professoras das escolas e principalmente aos jovens joinvilenses.

É o trabalho educacional rendendo bons frutos, destaca Minato.

O vereador Osmari se balizou na sensibilidade das crianças em seu discurso. O vice-presidente do legislativo disse estar lisonjeado com seus novos colegas de trabalho. “O exercício da vereança exige muita dedicação e responsabilidade”, alerta Osmari. O vereador Juarez Pereira recordou seus tempos de infância, no período que frequentou a escola Professor Orestes Guimarães, no bairro Boehmerwald. Ele dirigiu a palavra ao representante do bairro, o jovem Gustavo Lamin Caetano, desejando um bom trabalho e fiscalização para melhorias na região.

A única vereadora presente na sessão, Zilnety Nunes, destacou o número elevado de meninas nessa 8º legislatura. Rememorou que no legislativo municipal existem apenas três mulheres, além dela, a vereadora Tânia Eberhardt e Dalila Rosa Leal.

Vemos aqui uma prova da evolução da mulher na política. Espero que façam o verdadeiro exercício da democracia, destacou Zilnety.

O vereador James Schroeder afirmou que acredita no formato da Câmara Mirim para que se mude o senso comum de que os políticos nada fazem pela sociedade.

Pessoas confiaram em vocês. Estamos aqui falando por muitos, reforça.

O presidente da Câmara de Joinville, vereador Odir Nunes, encerrou os pronunciamentos. Foi enfático ao falar da importância do projeto pedagógico e anunciou novas medidas para incentivar a participação dos jovens. A primeira ação será a produção de um DVD a ser entregue para todos os membros que compuseram a mesa e para cada mirim.

No futuro, vocês poderão mostrar para seus filhos que contribuíram com o crescimento da cidade, salienta Odir.

A segunda medida surgiu após o conhecimento da dificuldade que alguns pais têm para deixarem seus filhos na Câmara. Para assegurar a participação dos alunos e reforçar o compromisso com a comunidade, Odir se comprometeu na contratação de um ônibus que passará nas escolas e fará o transporte dos estudantes.

No final da sessão ocorreu a votação das chapas que disputavam as cadeiras da mesa diretora. Duas chapas foram inscritas e por 10 votos a 9, a chapa número um foi eleita. A composição da mesa ficou assim: Emily da Silva Strapazzon – presidente; Ana Luisa Chirolli – vice-presidente; João Victor Berkenbroch de Oliveira – 1º secretário; Jaqueline Helen Martins – 2º secretária.

{loadposition 110218}

 

{jcomments on}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui