Os vereadores João Carlos Gonçalves, Pastora Léia, Levi Rioschi e Claudio Aragão participaram hoje do lançamento da 2ª edição do Projeto Hospitais Filantrópicos. O evento ocorreu no Teatro Juarez Machado e contou com a presença do governador Raimundo Colombo e do presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

Por meio deste projeto, as faturas de energia elétrica dos hospitais devem ser reduzidas, e esses recursos economizados poderão ser investidos na área da saúde. “Esta também é uma forma de manter as unidades filantrópicas que passam por dificuldades com a tabela do SUS, que remunera bem abaixo do custo em diversas áreas”, comentou o governador.

Este projeto visa atender a 56 hospitais em 51 municípios catarinenses com ações de eficiência energética. Ao todo, serão destinados R$ 9,5 milhões para essa etapa, com a redução do consumo em aproximadamente 5.024 MWh/ano.

Em Joinville, participam do projeto o Hospital Bethesda, o Hospital Dona Helena, o Hospital Municipal São José e o Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. “Nosso objetivo é substituir os equipamentos elétricos antigos por outros mais modernos e eficientes que consomem menos energia”, frisou o presidente Cleverson Siewert.

A redução do consumo estimada para os 56 hospitais catarinenses é equivalente a energia para atender 2.321 residências catarinenses por ano. Essa edição que vai beneficiar 51 municípios – 20% das cidades em Santa Catarina – pretende reduzir em 15% o faturamento de energia em cada hospital. No ano passado, 26 hospitais, em uma área geográfica com população estimada de 2,6 milhões de pessoas.

Foto Nilson Bastian

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui