Os vereadores mirins de Joinville participaram ontem do V Encontro Estadual de Vereadores Mirins, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O evento reuniu aproximadamente 250 estudantes de 18 cidades do estado.

Ouça a reportagem

Eles tiveram palestras e workshops sobre ética e cidadania, oratória, técnicas legislativas e sobre o papel do vereador. Os jovens puderam também interagir com vereadores mirins de cidades distantes de Joinville.

 As cidades de Biguaçu, Caçador, Florianópolis, Galvão, Gaspar, Guaramirim, Iomerê, Jaraguá do Sul, Jupiá, Lages, Massaramduba, Rio dos Cedros, São Bento do Sul, São Cristovão do Sul, São Domingos, São Lourenço do Oeste e Timbó também mandaram seus vereadores mirins para o encontro.

O presidente da Câmara Mirim de Joinville, Pedro Augusto Canteli, disse que gostou dos debates. “Foi bem legal porque a gente pôde debater sobre vários assuntos, o racismo, o preconceito, além da ética, que foi um assunto que se deixasse a gente ficava o dia todo debatendo. Gostei também de conhecer gente de todo o estado”, afirmou.

No projeto Câmara Mirim da Câmara de Vereadores de Joinville, alunos de escolas públicas e particulares são eleitos vereadores mirins e podem propor projetos de lei, requerimentos, indicações e moções, da mesma forma que os vereadores fazem. Eles se reúnem nas comissões e em sessão ordinária na última segunda-feira de cada mês.

De acordo com a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo da Alesc, estão atualmente em funcionamento projetos de vereadores mirins em 36 cidades do estado. Para ela, o importante do evento é a interação entre as câmaras mirins.

“Cada um tem uma particularidade da sua região, uns estão mais consolidados que outros”, disse. Ela ressaltou ainda que o encontro também visa a continuidade das câmaras mirins. “Muitas vezes a câmara municipal implanta o programa mas há uma descontinuidade. O encontro é também para fortalecer os projetos” afirmou.

Para o coordenador da Escola do Legislativo da Alesc, Luciano de Carvalho Oliveira, o encontro serve para que os jovens debatam. “É uma oportunidade para reunir os vereadores mirins para que esses meninos e meninas possam trazer suas ideias, seus projetos, suas dificuldades e debater aqui nesse foro ampliado. O objetivo é o fortalecimento do parlamento”.

São Lourenço do Oeste, que fica a 511 quilômetros de Joinville, foi uma das cidades que estava representada no encontro. A vereadora mirim de São Lourenço do Oeste Crislaine Jereta afirmou que ser vereadora mirim está trazendo mais conhecimento para ela. “Eu espero ter mais conhecimento e, principalmente, tenho focado na área da profissão. Eu quero descobrir minha profissão. Eu gosto de falar em público e me descobri na política”, disse.

 

Foto de Marina Bosio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui