Os vereadores Lucas Souza (PDT) e Érico Vinicius (Novo) entregaram nesta segunda-feira (18), ao presidente da CVJ, Maurício Peixer (PL), a proposta de mudança no Regimento Interno, fruto do trabalho de uma comissão composta pelo dois e também por servidores efetivos e comissionados. A revisão feita por esse grupo terminou no mês passado. Nas última semanas, a minuta do novo regimento estava em elaboração.

Como o Regimento Interno é uma Resolução (Resolução nº 17, de 16 de dezembro de 2011), as propostas tramitarão como Projeto de Resolução. De acordo com o atual documento, ele só pode ser substituído, reformado ou alterado mediante projeto de resolução assinado por, no mínimo, um terço dos vereadores ou pela totalidade dos membros da Mesa Diretora.

A matéria deverá tramitar pela Comissão de Legislação partir do começo de novembro. Antes, Peixer deve dar um prazo de pelo menos uma semana para que todos os vereadores analisem a minuta e façam sugestões, se assim o desejarem. Só depois dessa análise será redigido o projeto de resoluação que passará pela comissão e, depois, por votação pelo Plenário.

Sessão

Na palavra livre da sessão desta segunda-feira, Ana Lucia Martins (PT) falou do Festival de Dança e parabenizou os três ganhadores na categoria danças populares, cujo primeiro lugar ficou com a Escola Pedro Ivo Campos. Parabenizou também os médicos pelo seu dia e disse que protocolou projeto de lei que cria a Medalha Antonieta de Barros, a ser concedida a educadores.

Adilson Girardi (MDB) agradeceu aos vereadores pelo apoio aos projetos dele que foram aprovados, enquanto esteve de licença. Falou de projeto de criação da Comissão Especial da Pessoa Idosa, que tramita nas comissões, e de pavimentação comunitária.

Neto Petters falou de alteração no Regimento Interno da CVJ, que deve dispensar a leitura obrigatória dos pareceres de projetos na sessão. Contou ainda sobre viagem a Barra Velha, onde falou sobre os trabalhos em Joinville.

Érico Vinicius (Novo) contou que esteve em evento da Prefeitura de revitalização de parque no bairro Guanabara e citou empresas parceiras do projeto.

Wilian Tonezi (Patriota) disse que visitou a Escola Presidente Castelo Branco, que adotou modelo de escola cívico-militar, e parabenizou os envolvidos no processo. Disse que isso é uma conquista para Joinville.

Lucas Souza (PDT) disse que a criação da Região Metropolitana de Joinville está chegando ao fim na Assembleia Legislativa e que, na próxima segunda, haverá audiência pública na CVJ. Depois da audiência, o plenário da Assembleia votará o projeto.

Maurício Peixer contou que esteve na Companhia Águas de Joinville e acompanhou ação que nos permitirá ver resultados da companhia, como na instalação de rede de esgoto. Disse que pediu ao presidente que apresente aos vereadores o planejamento de obras, que vão ter impacto no trânsito.

Kiko do Restaurante (PSD) parabenizou médicos pelo seu dia e disse que teve reuniões sobre alvarás no bairro Espinheiros, onde serão construídas novas moradias. Cobrou melhorias na mobilidade no bairro.

Pastor Ascendino Batista (PSD) parabenizou os médicos e agradeceu à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) pela manutenção de um ponto de ônibus. Disse que teve reunião na secretaria e levou demandas da população.

Diego Machado (PSDB) agradeceu a presença de vereadores em festa de 111 anos da Sociedade Ginástica Rio Bonito e parabenizou a diretoria e aos sócios da sociedade.

Tânia Larson (PSL) disse que teve reunião com secretários municipais sobre fichas de castração de animais, que agora serão distribuídas nos CRAS, e não mais centralizada na secretaria. Disse ainda que já tem seis clínicas habilitadas para castração na cidade.