O plenário aprovou nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei Ordinária nº 121/2022, que autoriza o município a custear as despesas para a participação de alunos da rede pública municipal de ensino em eventos científicos e culturais. O texto, de autoria da Prefeitura, prevê que sejam pagos os custos de hospedagem, alimentação, transporte e taxa de inscrição dos estudantes que tiverem seus trabalhos submetidos e selecionados em eventos, feiras e competições científicas, artísticas e culturais, sejam eles locais, nacionais ou internacionais.

De acordo com a justificativa da proposta, o objetivo é incentivar e apoiar a participação dos alunos joinvilenses em iniciativas de promoção à ciência, tecnologia e inovação. Segundo o texto do projeto de lei, as despesas serão pagas por meio do orçamento da Secretaria de Educação.

O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, vereador Maurício Peixer (PL), destacou a importância da proposta, afirmando que a nova lei vai proporcionar que estudantes da rede pública possam desenvolver suas potencialidades científicas e culturais. Os vereadores Neto Petters (Novo) e Henrique Deckman (Novo) também elogiaram o projeto de lei.