Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social apresenta ações na tribuna livre

0
463
Sessão Ordinária - Tribuna Livre - Reinaldo Gonçalves Pscheidt - Conselho Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) ocupou o espaço da tribuna livre desta quarta-feira (23). O presidente do conselho, Reinaldo Pscheidt Gonçalves, usou o espaço da sessão ordinária para apresentar o funcionamento do colegiado e as ações realizadas durante 2022.

Entre as ações do CMAS, Pscheidt destacou a defesa da criação do cartão alimentação, que é atualmente distribuído pela Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Assistência Social para famílias de baixa renda do município.

Na opinião do presidente do conselho, o cartão traz mais dignidade para o cidadão do que a antiga distribuição de cestas básicas. Também entre os feitos, Pscheidt mencionou a emissão de certificados de inscrição para entidades de assistência social de Joinville e a análise e aprovação de convênios.

Instituído pela Lei Ordinária 3.233/1995, o CMAS é composto por 18 membros, sendo nove titulares e nove suplentes com mandatos que duram dois anos. Pscheidt ressaltou que o conselho tem como competências definir as prioridades e metas da Política Municipal de Assistência Social e propor ações que visem à promoção, à proteção e à defesa dos direitos dos usuários da assistência social.

O representante do CMAS convidou a população para participar dos encontros do conselho. As reuniões são realizadas na segunda terça-feira de cada mês, na Casa dos Conselhos, no bairro Bucarein.