O presidente e diretores da Câmara de Vereadores de Joinville estiveram nesta quinta-feira (21) em Blumenau para troca de ideias e experiências entre as Casas Legislativas dos dois municípios. O objetivo da visita foi conhecer o sistema legislativo utilizado na cidade do Vale do Itajaí e a estrutura de comunicação.

O presidente Maurício Peixer (PL) foi acompanhado dos diretores Mateus Scotti (geral), Jaison Carvalho (TI), Josi Tromm Geisler (comunicação) e Marilza Ferreira (assuntos legislativos), além da servidora Susana de Borba Nazário. A comitiva foi recebida pelo presidente do Legislativo de Blumenau, vereador Egídio Beckhauser, pelo diretor-geral Luciano Felizardo e outros servidores e diretores.

A Câmara de Blumenau hoje tem 80% dos seus processos legislativos e administrativos digitalizados. Praticamente não há mais utilização de papel internamente. E foi justamente esse modelo que Joinville foi buscar. “Trabalhamos para tornar todos os nossos processos digitais. E também queremos deixar nossas ações legislativas mais acessíveis ao munícipe, bem como mais prático para o trâmite interno. Estamos buscando a melhoria”, destacou Peixer.

Já na área da comunicação social, a estrutura para gravações foi o que chamou a atenção, bem como a atuação nas mídias sociais. O vereador Peixer destacou que em Joinville se tem trabalhado para buscar cada vez mais transparência e dar mais publicidade aos atos legislativos. “Por isso a troca de ideias entre as Câmaras, buscando novos modelos de comunicação e interação sempre são positivos”, concluiu.

A atual administração da CVJ tem trabalhado para uma gestão eficiente e que visa a economicidade. Neste sentido, já no início deste ano Peixer reuniu os vereadores e para juntos tomarem algumas decisões. Houve corte de 100% das diárias para os vereadores, extinção da verba de gabinete, vereadores e diretores abriram mão do uso do celular, além da redução do período de recesso parlamentar para 31 dias. Outras ações ainda estão sendo planejadas pela atual Mesa Diretora, sob o comando de Maurício Peixer.