A necessidade de desburocratização no município e as ações administrativas e legislativas estão entre os assuntos discutidos nas visitas a instituições de Joinville do presidente Maurício Peixer (PL), representando os vereadores da 19ª Legislatura da Câmara de Vereadores (2021-2024).

Nas últimas semanas, o presidente esteve na Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Associação da Pequena, Média e Grande Empresas (Ajorpeme) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Além de ouvir as demandas de diretores e associados das entidades, Peixer falou sobre as medidas recentes para elevar a eficiência da Casa e diminuir custos. Estão entre elas a redução para 31 dias de recesso parlamentar, o corte nas diárias dos vereadores e nos telefones celulares, a diminuição na frota de carros para apenas dois veículos e a redução na verba de gabinete.

Na ACIJ, por exemplo, no mês passado, empresários pediram atenção do Poder Legislativo para as Parcerias Público Privadas (PPPs), sobre o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e recuo de rios, especialmente em áreas consolidadas. “São assuntos que estamos acompanhando e estão em discussão na Câmara. Sabemos da importância de cada um deles”, garantiu Peixer, na ocasião.

Também foram apresentados às instituições os principais debates feitos pelos vereadores com a sociedade, como o da revisão do Plano Diretor, que ouviu a comunidade em oito audiências públicas nos bairros – a última será na Câmara, no dia 8 de novembro, às 19h30.

Peixer falou ainda da reforma do Regimento Interno — que tramita como Projeto de Resolução, após estudos em comissão de servidores e vereadores — da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Mathias, da Comissão Especial da Região Metropolitana, e das discussões sobre a compra de vagas em Centros de Educação Infantil, pessoas em situação de rua, regularização fundiária, e da reforma da Previdência dos Servidores Públicos de Joinville, o Ipreville.