O presidente Maurício Peixer (PL) representou a Câmara de Vereadores de Joinville em evento do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), na manhã desta quinta-feira (30), na Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, no bairro Bucarein. A iniciativa local da campanha “Meu Primeiro Título #BoraVotar”, que é nacional, pretende estimular jovens de 16 e 17 anos a fazerem o título de eleitor.

“É importante incentivar os jovens a exercer a cidadania através do voto, é necessária essa conscientização”, afirmou Maurício Peixer. Segundo o presidente, Joinville tem mais de 20 mil jovens sem título de eleitor.

Os estudantes puderam fazer o alistamento eleitoral na presença do presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni. “Sejamos brasileiros na extensão, mais uma vez dos deveres e das obrigações. Não deixemos o nosso país naufragar. Dependemos de vocês, vocês são o futuro da nossa nação. Lutem, exijam, venham participar. É isso o que pedimos a vocês”, disse o desembargador.

Após ouvirem as autoridades eleitorais, os estudantes assistiram ao vídeo da campanha e fizeram o cadastro eleitoral pelo telefone celular. Entre eles, o aluno Gustavo dos Santos Florindo, de 16 anos. “Muita gente pensa que não vale a pena, que como não é obrigatório não vou fazer, mas faça. O teu voto vai fazer a diferença”, disse.

Segundo dados eleitorais, em Santa Catarina, os jovens representam 0,31% do eleitorado. Estima-se que aproximadamente 320 mil estejam fora do Cadastro Eleitoral. Esse número corresponderia a 6,15% do total de eleitores.

Nas Eleições Gerais de 2022 serão escolhidos governador e vice-governador, 40 deputados federais, 16 deputados estaduais, um senador e o presidente e o vice-presidente da República.

Também estiveram presentes na ação da campanha do TRE-SC o presidente da Comissão de Direito Eleitoral e Assuntos Legislativos da OAB de Joinville, Murilo de Moraes; a coordenadora regional de educação, Sônia Teresinha Leandro Paul; o presidente da Associação Empresarial de Joinville(ACIJ), Marco Antonio Corsini; e o presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Joinville (Acomac), Ivonei Arnaut, além dos chefes de cartório eleitoral.

Ouça Maurício Peixer sobre a campanha #BoraVotar: