A Comissão de Proteção Civil marcou para 29 de novembro, às 15h, no plenarinho, a continuidade da discussão sobre a possibilidade de as pessoas que cumprem penas trabalharem em serviços públicos de Joinville.

O presidente da comissão, vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), disse na reunião desta terça-feira (25) que a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas comprometeu-se a analisar a minuta de um convênio entre a Prefeitura e a Polícia Penal de Santa Catarina que tornaria o trabalho possível.

Serão convidados para a reunião, além da secretária de Gestão de Pessoas, Cinthia Friedrich, os secretários municipais Paulo Rigo (Segurança), Fábio Jovita (Meio Ambiente), Ricardo Mafra (Administração e Planejamento), o diretor da Penitenciária Industrial de Joinville, Cristiano Castoldi, e o juiz de execução penal João Marcos Buch.

Será a terceira vez que o assunto chega à comissão neste ano. Na última discussão, em junho, o representante da Secretaria de Saúde, Fabrício da Rosa, contou que pendências em um antigo convênio para produção de fraldas descartáveis entre a Prefeitura e o Departamento de Administração Prisional (Deap) estavam travando a nova parceria.

Na ocasião, o diretor da Penitenciária Industrial de Joinville, Cristiano Castoldi, defendeu que o trabalho de pessoas que cumprem penas seria benéfico para todos. Ele contou que esse tipo de convênio é adotado em outras cidades, como Jaraguá do Sul, já visitada pelos vereadores da Comissão de Proteção Civil com objetivo de conhecer o funcionamento do convênio por lá.