A Rádio Câmara Joinville já pode ser ouvida por toda a cidade na frequência 102,3 FM. No ar desde 30 de novembro em caráter experimental, nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, a mais nova emissora integrante da Rede Legislativa de TV e Rádio, coordenada pela Câmara dos Deputados, iniciou sua programação, com a transmissão da sessão ordinária dos vereadores joinvilenses.

Operando em rede com a Rádio Câmara Brasília, a Rádio Câmara Joinville está chegando para ampliar a transparência dos atos e fatos da Câmara de Vereadores de Joinville. Nesse primeiro momento, contudo, a maior parte da programação virá da capital federal.

A Diretoria de Comunicação Social da CVJ vai começar a introduzir progressivamente os conteúdos e programas locais. De imediato, já é possível ouvir ao vivo as sessões ordinárias às segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 17h, e as reuniões das principais comissões permanentes, dentre elas a de Constituição e Justiça, a de Finanças e a de Urbanismo, nos mesmos dias, porém mais cedo, a partir das 14h.

Implantação

As tratativas para a nova rádio começaram em 2016. Câmara dos Deputados e Câmara de Vereadores de Joinville assinaram um Termo de Cooperação. A casa legislativa federal é detentora do canal e responsável por toda a parte legal e normativa de radiodifusão. A joinvilense fica responsável pelos equipamentos e operação da programação.

Para a implantação da Rádio Câmara Joinville 102,3 FM, foram reaproveitados alguns equipamentos já existentes na CVJ e instalações físicas, o que barateou os custos. O estúdio fica dentro do ambiente da Diretoria de Comunicação Social, no piso mezanino. A casamata e a torre de transmissão, no morro da Boa Vista, foram cedidas gratuitamente pela Eletrosul, por prazo indeterminado.

Os equipamentos do estúdio, como microfones, mesa de áudio, moduladores e processadores, computadores e softwares, custaram cerca de R$ 160 mil. A mão de obra para montagem e operacionalização foi e será dos servidores efetivos da Diretoria de Comunicação Social da CVJ.