Os secretários municipais Diego Calegari e Paulo Rigo, de Educação e de Proteção Civil, respectivamente, o comandante da Polícia Militar em Joinville, coronel Márcio Leandro Reisdorfer, e o delegado regional da Polícia Civil, Rafaello Ross, são esperados pelos vereadores na sessão ordinária desta quarta-feira (5), a partir das 17h, no plenário. Eles foram convidados pelo presidente, vereador Diego Machado (PSDB), para que expliquem à população quais medidas de segurança estão sendo tomadas para resguardar as vidas de alunos, professores e funcionários das escolas municipais joinvilenses.

O convite aos secretários e policiais em função de comando é em decorrência do ataque a uma creche no bairro da Velha, em Blumenau, nesta manhã, a partir do qual quatro crianças foram assassinadas e outras quatro foram socorridas com ferimentos. O assassino confesso se entregou à polícia militar logo após cometer as atrocidades.

“Nós, vereadores, também nos preocupamos com nosso alunos e hoje pedimos que os secretários estejam na sessão para que nos expliquem quais medidas de segurança estão sendo tomadas na cidade para evitarmos uma tragédia como de Blumenau. Em nome do Poder Legislativo joinvilense, também externo aos familiares o nosso mais profundo pesar por essas perdas irreparáveis”, afirmou Diego Machado.

Detalhes

O ataque foi na creche Cantinho do Bom Pastor. A unidade de ensino é particular. Na ação, três meninos e uma menina, com idades entre cinco e sete anos, foram assassinados. Segundo a polícia, um homem de 25 anos chegou de moto à frente da creche, pulou o muro do imóvel e iniciou o ataque contra os alunos em sala e no playground. Ele estava empunhando machadinhas.

A médica que atendeu a quatro crianças sobreviventes, dois meninos e duas meninas entre três e cinco anos, disse que elas tinham “ferimentos por lâmina nas cabeças e nos pescoços”. Elas passaram por cirurgia e agora estão em observação, sem risco de morrer por conta dos ferimentos sofridos.

Uma quinta criança, da mesma faixa etária das demais quatro, foi ferida em um dos ombros. Ela foi levada pelos próprios pais a um hospital de Blumenau. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

Este ataque ocorreu menos de dez dias depois de um outro ataque em uma escola de São Paulo, onde um adolescente armado com uma faca matou uma professora e feriu outras três pessoas.

Em 10 anos, 11 escolas foram atacadas no Brasil desta forma.