O vereador Wilian Tonezi (Patriota) propôs a criação do Setor Especial de Interesse de Turismo Náutico em Joinville. Por meio do Projeto de Lei Complementar nº 43/2021, o parlamentar quer, na prática, fazer uma emenda na Lei de Ordenamento Territorial para que o novo setor passe a existir.

Com a proposta, Tonezi pretende estimular as atividades comerciais e turísticas no âmbito náutico, por meio de hotéis, resorts, restaurantes, passeios, etc. Para ele, Joinville tem potencial marítimo e fluvial, mas que não é valorizado.

Pelo projeto, ficam determinadas como áreas de turismo náutico regiões que possuem marinas, como os bairros Espinheiros e Jardim Iririú, e a foz do Rio Cubatão. As áreas que margeiam os rios Cachoeira e Bucarein, nos bairros Bucarein, Boa Vista e Guanabara, também seriam contempladas.

O projeto, atualmente, está em tramitação na Comissão de Legislação e tem por relator o vereador Alisson (Novo). É esperado que também passe, pelo menos, pelas comissões de Urbanismo e de Economia antes de chegar ao plenario.