O transporte exclusivo e adaptado para pessoas com deficiência será mantido na futura licitação do transporte público, garantiu, na Comissão de Urbanismo, o secretário municipal de Infraestrutura, Jorge Luiz Correia de Sá, nesta terça-feira (28). Ele também informou que a frota será modernizada.

O chamado “Transporte Eficiente” atendeu a cerca de quatro mil pessoas no mês passado. São 14 ônibus — dois são reserva. O custo anual é de R$ 6 milhões, quase todo bancado pelos passageiros do serviço regular, já que a maioria dos passageiros do transporte adaptado tem isenção da tarifa.

“O Transporte Eficiente está ‘no pacote’ da licitação do transporte urbano”, afirmou Sá, “o governo determinou como prioridade manter todas as condições [atuais] e o processo evolutivo desse transporte”.

A reunião foi um pedido de entidades representativas de pessoas com deficiência, como o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comde). Segundo o presidente da Comissão de Urbanismo, Wilian Tonezi (Patriota), elas temiam que o serviço deixasse de existir com a contratação do novo transporte urbano, em estudo pela Prefeitura.

“Atendendo a esse pedido, foi feito esse debate, havia uma certa apreensão, pelo que nós percebemos, se será mantido esse serviço prestado. A Secretaria de Infraestrutura já deixou claro que não vai mexer nesse modelo que hoje está aplicado para o ‘Transporte Eficiente’”, disse Tonezi.

Tempo de permanência

Assim como os membros das entidades, o cadeirante Nelson Farias elogiou o serviço de ônibus adaptados e pediu a sua continuidade. Ele criticou, no entanto, o tempo de permanência dentro dos ônibus, que é de 1h20, em média, segundo a Seinfra.

O vereador Henrique Deckmann (MDB) questionou o secretário de Infraestrutura sobre essa espera.

Jorge Correia de Sá disse que a secretaria e a Passebus têm avaliado a questão com o auxílio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entidade que presta consultoria na modelagem da licitação do transporte público. “As evoluções, elas ocorrerão, e a empresa que vencer a licitação será obrigada a cumprir tudo o que está estabelecido”, disse o secretário.

Projetos de transporte

Estão em estudo na Comissão de Urbanismo dois projetos de lei ordinária que reestruturam o transporte público municipal, de números 5/2023 e 6/2023, ambos da Prefeitura.

Seus pareceres serão votados em conjunto com os da Comissão de Cidadania, em reunião ainda sem data, por requerimento do vereador Adilson Girardi (MDB).

A Prefeitura deve lançar uma licitação para o transporte público depois da aprovação deles pela Câmara. A licitação deve ser lançada ainda este ano, acredita o presidente da Comissão de Urbanismo, Wilian Tonezi.