Os vereadores repercutiram na sessão desta segunda-feira (18) as imagens de má conservação no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, que circularam nas redes sociais nos últimos dias, e pediram que o governo estadual reforme aquela unidade.

Sidney Sabel (Democratas) disse que o governo do estado é “uma vergonha” e que “não nos representa”. Disse que o governador liberou “migalhas” para o município e que não fez mais do que a obrigação de devolver os impostos à população em forma de serviços. O vereador disse, ainda, que o Hospital Regional está abandonado e é insalubre, expondo servidores e pacientes a riscos. Ele apresentou um projeto de moção de repúdio ao governo estadual.

Wilian Tonezi (Patriota) afirmou que a Comissão de Saúde, da qual é membro, pretende fiscalizar o hospital. O vereador falou, ainda, sobre a falta de leitos na cidade e que tem recebido reclamações dos cidadãos.

Cassiano Ucker (Cidadania), que é médico, falou das imagens de má conservação do Hospital Regional, ocasionado pelo mofo e falta de manutenção, segundo ele. Pediu melhorias porque a população precisa.

Brandel Junior (Podemos) disse que esteve no Hospital Regional. Ele verificou a situação “deplorável” do lugar. Disse que é preciso exigir do governo estadual uma reforma e a construção de mais um hospital na cidade.

Claudio Aragão (MDB) sugeriu, como outros parlamentares, que a Câmara faça uma moção por melhorias na unidade.

Neto Petters (Novo) disse que fiscalizou o hospital há três semanas, com foco em outros pontos, mas que servidores relataram a necessidade de investimentos.

Nado (Pros) também abordou as más condições do local e disse que é preciso cobrar do Estado mais atenção a Joinville.