A Comissão de Urbanismo se reuniu nesta segunda-feira (15) com moradores de Pirabeiraba e representantes da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) para discutir problemas causados pelas obras de ampliação da rede de gás naquele distrito. Segundo o presidente da comissão, Diego Machado (PSDB), a informação recebida é de que alguns pontos da rua Quinze de Outubro, no Rio Bonito, não receberam reparos no asfalto após a finalização das obras.

O vereador Diego Machado contou que as reclamações se intensificaram com o início da expansão da rede de gás na região central de Pirabeiraba. As ruas Conselheiro Pedreira, Joinville e Dona Francisca também estão neste processo de instalação de gás. “Além da má recuperação do asfalto, existem vários trechos próximos às obras que estão mal sinalizados”, relata o parlamentar.

A presidente da Associação de Moradores Rio Bonito, Sandrine Pohl Bergemann, mencionou durante a reunião pública que “não existe um dia sequer em que ela não receba mensagens dos moradores que estragaram as rodas dos seus carros por causa dos buracos”. Na ocasião, o coordenador de engenharia da SCGÁS, Rodrigo José Schappo, informou que, ainda esta semana, um fiscal será enviado para realizar uma vistoria nesses pontos que estão impactando na mobilidade dos moradores.

Como as obras estão gerando bastante transtornos para os moradores, principalmente para a população que reside nas ruas do bairro Rio Bonito, a Prefeitura de Joinville resolveu suspender a licença de operação da SCGÁS. Conforme Machado, a decisão foi tomada até que a empresa recupere o asfalto das vias por onde realizou a instalação de gás com dutos subterrâneos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) enviou para a Secretaria de Meio Ambiente (Sama) um relatório com os apontamentos sobre as questões da obra que apresentou transtornos para a comunidade. Por esse motivo a licença foi temporariamente suspensa.

O coordenador de engenharia da SCGÁS disse que, para garantir o contentamento da comunidade local sem perder a qualidade técnica, foi agendada uma reunião nesta quarta-feira (17), às 15 horas, com a Seinfra. O objetivo do encontro é definir novas alternativas para a realização das obras, contando com a participação dos técnicos da secretaria.

“Foram paralisadas as obras em toda a região central do distrito de Pirabeiraba. Estamos estudando novas alternativas de instalação de gás com dutos subterrâneos que não impactem tanto na mobilidade urbana”, declarou Schappo.

Como as obras foram paralisadas temporariamente, será apresentado um novo cronograma com início e término dos trabalhos a partir das novas definições que serão discutidas amanhã, com representantes da Seinfra.