A Comissão de Saúde recebeu nesta segunda-feira (1) o diretor-executivo da Secretaria de Saúde, Fabrício da Rosa. Os vereadores queriam esclarecimentos sobre relatos de falta de médicos nas unidades básicas de saúde.

O representante da secretaria afirmou que todos os médicos aprovados no concurso para médico da Estratégia de Saúde da Família foram convocados. O concurso foi homologado em março deste ano. Segundo Fabrício da Rosa, 99 médicos foram admitidos na ocasião. Desses, 60 já eram contratados do município, só que como temporários.

O diretor-executivo afirmou, ainda, que está previsto para 2023 concurso com vagas para mais profissionais de saúde, incluindo médicos.

[videopress BPvcPndT]

Os vereadores o questionaram sobre o atendimento telefônico nas unidades básicas de saúde. Rosa afirmou que deve ser terceirizado todo o atendimento de recepção, o que, na avaliação dele, vai amenizar s problema de a população não conseguir contato telefônico. O diretor também disse que está em discussão no Conselho Municipal de Saúde a possibilidades desse tipo de atendimento ser feito por Whatsapp.

Vereador Wilian Tonezi (Patriota), presidente da Comissão de Saúde, explica a seguir os encaminhamentos que serão dados ao problema por meio do colegiado.

[videopress rbzV8JNT]