Prestes a completar um mês do acidente com caminhão que derramou ácido sulfônico no rio Seco, causando falta de água e medo na população de Joinville, no último dia 29, os vereadores da cidade cobram, de novo, a proibição do tráfego de cargas perigosas na Serra Dona Francisca, na SC-418, que é uma rodovia estadual.

Os parlamentares aprovaram nesta terça-feira (27) moção que apela à Assembleia Legislativa de SC rapidez na aprovação de projetos com esse objetivo. Tramitam na Alesc propostas de Fernando Krelling (MDB) e Maurício Peixer (PL). Ambos já passaram pela CVJ.

A moção aprovada pela Câmara teve autoria do vereador Pelé (MDB). Na tribuna, ele disse esperar que o projeto de Krelling “possa ser aprovado e trazer essa tranquilidade”. 

A preocupação com o tráfego de cargas perigosas na Serra Dona Francisca entre vereadoras não é nova. Uma lei municipal de 2019, a 8.773, já proíbe o transporte de “substâncias efetiva ou parcialmente nocivas à população”, entre as 18h e as 7h, entre o limite de Joinville e a BR-101.

Vereador Pelé/Mauro Schlieck/CVJ