Henrique Deckmann (MDB) agradeceu à Celesc por melhorar a capacidade técnica de energia do Jardim Paraíso. Também apelou aos moradores para que combatam o mosquito da dengue, principalmente dos bairros América e Costa e Silva. Por fim, convidou moradores do Jardim Paraíso a comparecer à audiência pública sobre uma nova rotatória, amanhã (29), às 19h30, na Escola Estadual Nagib Zattar.

Érico Vinicius (Novo) falou sobre o Festival de Inovação do Ágora Tech Park, que ocorre a partir de amanhã. Também informou sobre novos horários de ônibus.

Neto Petters (Novo) falou de decreto do prefeito que libera o retorno de ônibus interbairros, com valor da passagem mais alto. Também informou que o leilão de veículos de 137 veículos da Prefeitura será nesta quarta-feira. Um outro leilão, mas de sucatas, está sendo planejado.

Wilian Tonezi (Patriota) disse que está visitando unidades de saúde para verificar o atendimento, principalmente em relação ao tempo de espera e aos medicamentos em falta. Também faltam médicos. Os números serão acompanhados semanalmente.

Lucas Souza (PDT) disse que pediu à Comissão de Urbanismo que convoque a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para tratar da iluminação pública, principalmente das parcerias público-privadas. Há mais de mil pedidos de expansão de rede, fruto da expansão do município. Também teve reunião sobre mobilidade na Secretaria de Planejamento Urbano.

Kiko do Restaurante (PSD) parabenizou as Forças Armadas pelo evento da Esquadrilha da Fumaça e reclamou do trânsito na região. Falou ainda de uma demanda atendida no Moinho dos Ventos: a execução de uma lombofaixa.

Pastor Ascendino Batista (PSD) mostrou imagens de parque infantil na Vigorelli e pediu reparos nos brinquedos. Disse que encaminhou ofício aos responsáveis. Elogiou o trabalho do prefeito e da vice-prefeita e disse que a cidade vive um momento de progresso, mas que isso não é visto na área da saúde — são horas à espera de atendimento — e na iluminação pública, por exemplo.

Diego Machado (PSDB) exibiu vídeo em que celebrava a realização de obra na estrada Mildau. Relatou dificuldades em realizar obras como essa, às vezes com mudanças até na legislação. É uma luta, disse.

Tânia Larson (PSL) exibiu vídeos da Prefeitura sobre adoção responsável de cães e gatos. Disse que, aos poucos, estão fazendo a causa animal andar, e que o poder público faz a parte dele. Informou ainda que carros do Centro de Bem-Estar Animal serão transformados em ambulâncias para atendimento de emergência e que as vacinas V-8 chegaram.

Ana Lucia Martins (PT) agradeceu às entidades presentes no lançamento da Procuradoria da Mulher, na semana passada. É mais um espaço para garantir a igualdade de gênero na cidade. Agradeceu também às professoras e representantes da Gered e da Univille em seminário sobre educação, que teve como foco ações contra o racismo.

Cassiano Ucker (Cidadania) informou que, depois de um ano de muita luta, os análogos de insulina para diabéticos voltaram a ser distribuídos na Farmácia Escola. Conseguiram resolver o problema na Justiça. Ainda sobre saúde, falou da reunião da Comissão de Saúde de hoje com a Secretaria Municipal de Saúde. Disse que a saúde vem declinando e que precisa de apoio. Orçamento deste ano será menor.

Sidney Sabel (Democratas) disse que a saúde está um caos e que vivemos uma triste realidade. Servidores estão sendo deslocados para outros bairros, o que é “despir um santo e vestir outro”. O município tinha conhecimento desses contratos que terminam neste mês e não providenciou a contratação de novos profissionais. O Hospital Infantil, de gestão estadual, também está sobrecarregado.