RESUMO: A alta rotatividade dos recepcionistas terceirizados nas UBSF de Joinville, com um turnover de 9%, foi debatida na Comissão de Saúde. O vereador Brandel Junior (PL) aponta que essa rotatividade prejudica o trabalho, pois a falta de adaptação dos profissionais às equipes é um problema. A empresa Phenix justifica a saída de funcionários pela busca de melhores salários, o que levou a vereadora Vanessa da Rosa (PT) a sugerir salários mais atrativos. Apesar disso, a Secretaria de Saúde defende que a terceirização melhorou o serviço.
A alta rotatividade dos servidores terceirizados que atuam nas recepções das unidades básicas de saúde da família de Joinville foi tema de discussão na Comissão de Saúde, nesta quarta-feira (27). O serviço foi terceirizado há cerca de um ano nas 72 UBSF da cidade.
Segundo o vereador que propôs o debate, Brandel Junior (PL), a rotatividade é “muito grande” e “atrapalha o trabalho na ponta”, já que os servidores terceirizados têm dificuldade de adaptarem-se às equipes. “O terceirizado tem que ser integrado à equipe, a recepção de uma unidade básica de saúde é diferente de atender num hotel”, afirmou Brandel.
A entrada e saída de servidores terceirizados nesses postos, o chamado turn over, é de 9%, segundo Edir Borba, da Phenix, empresa que oferece a mão de obra à Secretaria de Saúde. São 189 recepcionistas e seis supervisores. A maioria trabalha por 44h por semana. O índice de absenteísmo (faltas e atestados) é de 6%.
Borba elencou os motivos da dificuldade de reter os funcionários, como a troca constante de emprego, em busca de melhores salários, e a volta à cidade de origem. Na tentativa de fidelizar esses trabalhadores, a empresa tenta alocá-los numa UBS perto de casa e acolhê-los da melhor forma possível – o que nem sempre é suficiente para que eles permaneçam.
Para cobrir a ausência dos que se demitem, são chamados trabalhadores volantes, o que está previsto no contrato.
Salários mais atrativos
A vereadora Vanessa da Rosa (PT) argumentou que é preciso oferecer “salários mais atrativos” aos terceirizados. A empresa não informou o valor pago aos funcionários.
Agentes aumentaram as visitas
Segundo a Secretaria de Saúde, a chegada dos recepcionistas, em junho de 2024, deu celeridade à demanda dos usuários e liberou servidores efetivos, como agentes de saúde, para exercer o trabalho para o qual foram concursados. As visitas domiciliares de agentes, por exemplo, aumentaram em 58%, nos últimos meses.
Para a secretaria, o serviço melhorou, mais ainda pode ser aperfeiçoado. Uma das medidas neste sentido foi a contratação de supervisores para os recepcionistas, feita por um aditivo ao contrato com a Phenix.