A Câmara de Vereadores de Joinville participou esta semana do evento EficienteCidades 2021, um seminário catarinense, que teve por objetivo debater a inovação e a tecnologia para a gestão municipal, explorando o tema das Cidades Inteligentes. O Legislativo Municipal teve a oportunidade de apresentar um pouco sobre a atual gestão, especialmente destacando o Prêmio Jovem Autor.
Foram três dias de evento, com a presença de alguns parlamentares, entre eles Henrique Deckmann (MDB), Alisson Julio e Érico Vinicius (ambos do Novo) e o presidente Maurício Peixer (PL). Nesta sexta-feira (20), Peixer falou sobre as ações administrativas da Câmara, citando o corte das diárias para os vereadores, a redução do número de carros e de dias do recesso parlamentar, e ainda lembrou que foi extinta a verba de gabinete dos parlamentares.
Outro destaque de Peixer no evento foi para os temas debatidos no Legislativo este ano, como CPI do Rio Mathias, Região Metropolitana de Joinville e moradores em situação de rua. “Temos priorizado ações e debates que de fato impactam na vida do cidadão. E queremos, desta forma, ouvir mais as pessoas e trazer mais joinvilenses para dentro da Câmara”, destacou Peixer.
A diretora de Comunicação Social e Relacionamento Institucional, Josi Tromm Geisler, falou sobre o Prêmio Jovem Autor, um concurso de redação e desenho organizado anualmente pela Escola do Legislativo de Joinville Ana Rita Negrini Hermes. Ela lembrou que desenvolver cidadania e estimular a escrita por meio do concurso ajuda as crianças e adolescentes a organizar as ideias, a desenvolver o pensamento e o raciocínio críticos e a escrever melhor.
O EficienteCidades 2021 foi realizado em Joinville, com o apoio da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e da Univille, através do seu ecossistema de desenvolvimento da pesquisa e inovação, o Inovaparq. Entre os apoiadores estavam a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Joinville.