O Plenário tomou conhecimento formal na sessão desta terça-feira (17) da reforma administrativa. É a primeira mudança significativa da estrutura governamental proposta pelo governo Adriano Bornschein Silva (Novo). O Projeto de Lei 114/2022 deve ser analisado, pelo menos, nas comissões de Legislação e de Finanças.
Em uma reunião extraordinária da Comissão iniciada ainda durante a sessão, o vereador Alisson (Novo) definiu a si próprio como relator da proposta.
Entre as principais mudanças estão o desmembramento da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepud) em dois diferentes órgãos, a elevação do status da Controladoria-geral do Município ao nível de Secretaria e a extinção das subprefeituras, cuja estrutura atual seria incorporada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
A estrutura da atual Sepud seria transformada em dois órgão. Um deles é a Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (SPPU), que teria seu foco no pensamento urbanístico e passaria a ter como sua primeira missão o planejamento da integração regional.
A outra é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que concentraria missões de promoção do desenvolvimento, entre elas os programas Espaço do Empreendedor, Cepat e as atribuições de assistência à agricultura, antes sob cuidados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A equipe de jornalismo da CVJ já trabalha na produção de infográficos e conteúdos que vão explicar com mais detalhes como serão as mudanças propostas pelo prefeito e sua equipe. Acompanhe as atualizações aqui no site.