A Câmara Mirim de Joinville foi homenageada pela Assembleia Legislativa de SC, nesta sexta (17), na CVJ, em razão dos 20 anos do projeto da Escola do Legislativo. A sessão solene reuniu lideranças políticas, representantes de órgãos públicos e estudantes.
O programa possibilita a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental vivenciarem a atuação de vereadores e conhecerem o funcionamento de uma casa legislativa municipal, proporcionando ainda um melhor entendimento sobre cidadania e democracia.
Em nome dos homenageados da noite, falou Júlia Valentine Schmoller Dias, atual presidente da Câmara Mirim de Joinville. Com 14 anos de idade e aluna do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio, de Joinville, Júlia também apontou o programa Câmara Mirim como de fundamental importância para a formação da cidadania do jovem. “Estar nesse programa é realmente muito legal, pois são várias experiências que a gente vivencia e eu sei que nós vamos levar esses ensinamentos para a nossa vida inteira.”
Em quatro meses no programa, Júlia já apresentou dois projetos que foram enviados para a Câmara dos Deputados para serem analisados. Um sobre a disponibilização da vacina contra a dengue na rede pública de saúde, e o outro sobre a instalação de bloqueadores de sinal de celular em presídios.
Presidente da CVJ, o vereador Diego Machado (PSDB) disse que receber a sessão da Alesc foi “motivo de alegria”, assim como receber os presidentes das câmaras da região e seus representantes das câmaras mirins, também homenageados. “Câmara Mirim, para nós, aqui em Joinville, é motivo de orgulho, nós temos nosso braço educacional, que é a Escola do Legislativo. Nós conseguimos, através da Escola do Legislativo, quebrar muitos preconceitos dos jovens contra a política”, afirmou Machado.
Na abertura, o deputado Maurício Peixer (PL), que foi o proponente da solenidade, destacou a importância da Câmara Mirim para a formação dos jovens. “Por meio deste programa eles realmente aprendem o que é a política, como fazer um projeto, qual a diferença entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e eles participam muito do dia a dia da câmara. Eu lembro que estava na Câmara de Joinville como vereador quando o programa foi criado e realmente ele teve uma importância muito grande para o desenvolvimento dessa juventude em termos de cidadania.”
A deputada Vanessa da Rosa (PT) manifestou-se no mesmo sentido. “Esse programa é extremamente importante porque dá oportunidade aos jovens de conhecerem um pouco do que é o Legislativo, da representatividade que esse poder tem para a sociedade. É uma questão de cidadania e a escola tem fundamental participação nisso. Então este é um programa extremamente relevante e o mais legal nisso tudo é a aderência dos jovens, tanto meninas quanto meninos, eles fazem questão de participar e as escolas também se envolvem nesse processo.”
Na condição de coordenadora da Escola do Legislativo de Joinville, Juliana Filippe destacou que o programa Câmara Mirim vai além do ensino sobre a atuação do vereador ou de como são elaboradas proposições como projetos de leis, indicações, moções. “Nós transformamos esses jovens para eles saírem daqui líderes. E quando eu digo líderes, não precisa ser exatamente um vereador ou um deputado. Se ele sair daqui e for atuar lá na associação de moradores do bairro dele, nós já estamos felizes.”
Na ocasião, também foram destacados os programas de vereadores mirins existentes nas câmaras municipais de Araquari, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul e Schroeder.
[Texto da Agência AL, com acréscimo de informações]