Na última sexta-feira (12), a Câmara Mirim de Joinville fez sua última sessão ordinária. Não houve votações, apenas discursos de agradecimentos de todos os vereadores mirins titulares. Foram feitas nove sessões mirins em 2025, tendo ao todo, duas mesas diretoras. A 21ª legislatura participou de diversos eventos, formações e viagens. Ao todo foram 57 projetos de lei e 83 indicações.

O ano teve muito aproveitamento e o esforço dos jovens foi reconhecido. Com a vinda do troféu “Case de Sucesso”, a participação de 10 vereadores mirins no Congresso Nacional em Brasília e o Prêmio Nacional Abel Digital, 2025 ficou marcado como um ano de conquistas.

Foi uma longa jornada de cursos como de oratória, seminários e participação dos encontros Regional e Estadual de vereadores mirins. Os mirins também realizaram uma audiência pública sobre democracia e cidadania, que reuniu 400 alunos na escola Thereza Mazzolli

A participação em atividades que exercitam os conceitos de política também foi algo importante para a formação dos jovens. Eventos como a 1ª Olimpíada da Educação Legislativa entre escolas dos vereadores mirins e visitas dos conselheiros mirins à Secretaria de Educação, formaram caráter e senso de política.

Viagens a outras cidades se tornaram um marco para o ano de 2025. Florianópolis, Guaramirim, Araquari, Pomerode e Penha foram destinos vistos pelos vereadores mirins. Outras visitas como agenda oficial com o prefeito de Joinville, uma visita à Alesc e a participação no cotidiano da Câmara de Vereadores fizeram parte do dia a dia dos mirins.

Despedida em sessão

Os discursos finais dos vereadores mirins carregaram doses de alegria e tristeza. Todos agradeceram os colegas e orientadores e contaram como a experiência de fazer parte da Câmara Mirim mudou suas vidas. “Nos tornamos uma família unida”, disse a vereadora mirim Carolina Maria Pinheiro Loureiro, a primeira a discursar durante a palavra livre.

“A 21ª Legislatura da Câmara Mirim Joinville encerrou um ciclo”, refletiu a coordenadora da Escola do Legislativo Juliana Filippe. “Isso pode ser triste, mas acredito que o destino tenha planos grandiosos para todos vocês”, completou.

Em seu discurso, a atual presidente da Mesa Diretora, Heloísa Reinert, argumentou que não houve tempo desperdiçado. O ano foi repleto de aprendizados e diversas vitórias. “Aproveitamos cada oportunidade que nos foi dada, nada passou em branco, tudo foi construção”, explicou.

Deixe um comentário