Após uma sequência de tratativas da Diretoria de Comunicação da CVJ junto ao YouTube, nas últimas semanas, que o canal oficial da instituição na plataforma foi plenamente restabelecido e voltou a funcionar a partir desta segunda-feira (6). Ele está disponível em www.youtube.com/camarajoinville.
Nenhum conteúdo produzido pela CVJ ou pelos vereadores motivou o bloqueio. O caso foi exclusivamente técnico, resultante da invasão de um e-mail corporativo de um dos servidores responsáveis pela administração do canal.
Dessa forma, foi temporariamente removido pela própria plataforma após o sistema de segurança do YouTube identificar uma invasão hacker e, por meio desse acesso indevido, um terceiro mal-intencionado publicou conteúdo fraudulento relacionado a criptomoedas, prática comum em ataques desse tipo.
Ao detectar a ação, o YouTube desativou o canal preventivamente, medida que visa proteger tanto a instituição quanto os cidadãos de possíveis golpes.
Após uma série de verificações técnicas e de segurança, conduzidas pela Diretoria de Comunicação da Câmara, o canal foi reestabelecido e somente após a confirmação oficial de que o e-mail comprometido havia sido integralmente protegido e estava livre de qualquer vulnerabilidade.