Os vereadores da Comissão de Saúde vão convidar o secretário estadual de saúde, André Motta Ribeiro, e o municipal, Jean Rodrigues da Silva, para que venham à CVJ no dia 25 de agosto, para explicar a falta de análogos de insulina de ação prolongada. Os vereadores pretendem intermediar um acordo entre o estado e o município, para que ambos lidem com as despesas desses insumos.
De acordo com o vereador Cassiano Ucker (Cidadania), proponente da reunião, a União, que é responsável pelo fornecimento dos análogos, fez uma licitação para aquisição desses insumos em fevereiro, mas não houve empresas interessadas. Os análogos de insulina estão em falta desde março, por conta de uma ação judicial, que passou a responsabilidade da compra à União devido ao alto custo.
O assunto já foi abordado na Tribuna Livre. Os vereadores também já foram a Florianópolis em busca de soluções, mas o problema continua, segundo Ucker.
Atualmente, os munícipes conseguem ter acesso somente ao análogo de insulina que tem ação rápida, mas que não é eficaz para todos os diabéticos. O acordo pretendido por Ucker é voltado para a compra do análogo de ação prolongada.