A empresa Ambiental Limpeza Urbana, responsável pela coleta de lixo em Joinville, deverá avaliar a possibilidade de melhorar condições de pagamentos para munícipes inadimplentes. Na reunião da Comissão de Cidadania, nesta quarta-feira (4), os vereadores aprovaram requerimento para que a empresa avalie a ampliação dos prazos de parcelamento de dívidas e isenção de juros.
O tema foi levado à Comissão por Adilson Girardi (MDB). O parlamentar contou que recebeu reclamações de contribuintes endividados com a Ambiental. Segundo Girardi, na atual conjuntura econômica, muitas pessoas priorizam gastos com alimentação e não conseguem cumprir os pagamentos de impostos e tributos. Presidente da Comissão, Pastor Ascendino Batista (PSD) também declarou que recebeu reclamações semelhantes.
A representante da Ambiental na reunião, Helena Riba Cachoeira, contou que, atualmente, os usuários podem parcelar as dívidas com a empresa em até 24 vezes. Acima desse prazo, até 36 meses, há cobrança de multa e 1% de juro ao mês, além de correção dos valores pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). Para parcelamentos em até seis meses, não há cobrança de juros. E para pagamentos por cartão de crédito, em até 12 vezes, há desconto de parte dos juros.
A partir de questionamento de Brandel Junior (Podemos), a representante da Ambiental disse que a inadimplência mensal dos joinvilenses fica em torno de 25% dos usuários. Diante da informação, Brandel comentou que uma medida que trouxesse benefício para inadimplentes também seria positiva para a empresa captar pagamentos.
Como encaminhamento, os vereadores aprovaram requerimento para que a Ambiental estude a viabilidade de ampliar o prazo de parcelamentos de dívidas para até 60 meses e, se possível, considerar a isenção de juros. Os parlamentares também pediram ampliação do prazo máximo de pagamento sem juros, de seis para dez meses.
Helena afirmou que levará as possibilidade para análise da empresa, mas afirmou que, especificamente a isenção de juros, dificilmente será aplicada.