Os vereadores manifestaram-se sobre vários assuntos na sessão ordinária desta terça-feira (26), na tribuna, durante o horário destinado aos partidos.
Diego Machado (PSDB) falou da discussão em comissão sobre a entrada de idosos nos ônibus e sobre a nova base da Polícia Rodoviária Estadual em Pirabeiraba, cujo processo está em andamento.
Tânia Larson (PSL) falou sobre o processo de licitação de clínicas para castração. Disse que elas ainda não receberam informações da Prefeitura e pediu atenção, porque as clínicas precisam ser liberadas para castração, já que abandono de animais está descontrolado na cidade.
Ana Lucia Martins (PT) disse que evento abordou violência contra mulheres. Em Blumenau, há uma procuradoria específica para o assunto. Falou também que o racismo é uma de suas bandeiras e que deveria ser de todas as pessoas. Foram registradas 1,6 mil denúncias de injúria racial em Santa Catarina até agosto, segundo a vereadora.
Sidney Sabel (Democratas) disse que visitou regiões que têm demandas que chegam ao gabinete, como a do Quiriri. Algumas demandas já foram atendidas pela Subprefeitura de Pirabeiraba, como o patrolamento na Estrada Quiriri.
Henrique Deckmann (MDB) lamentou a morte de Thais Dias Gonçalves, atropelada por um motorista alcoolizado. Falou ainda do lançamento do Fórum de Transição Energética Justa e Sustentável e parabenizou o Executivo pelos planos de instalar energia solar em prédios públicos. Disse ainda que depois de amanhã fará “live” do Lixo Zero, e que está aberta a consulta do Plano Municipal de Saúde.
Érico Vinicius (Novo) falou da consulta pública para o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 e pediu a participação da população. Falou ainda de visita à Escola Agrícola, em Pirabeiraba, de ensino integral, e que ficou encantado com o lugar.
Wilian Tonezi (Patriota) falou de obras de esgoto em ruas de Joinville, que começaram em gestões passadas, e que se tornaram “campos minados”. Disse que a Prefeitura terá essa “bucha” das gestões passadas para resolver, mas que está encarando de frente o desafio. Vai continuar cobrando a revitalização de 22 km de ruas nessa situação.
Lucas Souza (PDT) falou de audiência pública sobre Região Metropolitana de Joinville, ocorrida ontem na CVJ. Disse que entidades fizeram apelo pela aprovação do projeto, que tramita na Assembleia Legislativa. Tem convicção que há votos suficientes para aprovar a proposta em novembro. Lembrou que a CVJ teve comissão especial para acompanhar o tema.
Pastor Ascendino Batista (PSD) disse que o bairro Jardim Paraíso está em luto pela morte de Thais Dias Gonçalves, vítima de um atropelamento, na última sexta. O povo está revoltado porque a justiça é branda para esses casos, lamentou. Disse que fará moção por punição severa de crimes como esse. Apelou à Prefeitura ainda por melhores condições de faixas de pedestres, lombadas etc.
Nado (Pros) falou do debate na Comissão de Proteção Civil de hoje, sobre a instalação de um posto da Polícia Rodoviária Estadual, e disse ainda que Joinville vive um novo momento político. Hoje de manhã houve visita ao bairro Aventureiro, que reivindicou melhorias.