A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville lançou em um evento durante a tarde desta quinta-feira (27) a 10ª edição do Prêmio Jovem Autor. Diretores de escolas de Joinville acompanharam a reunião e esclareceram dúvidas sobre o andamento do concurso de redação e desenho. O tema da edição de 2025 é “Democracia e cidadania: devemos praticar todo dia” e as escolas interessadas já podem se inscrever em um formulário disponível no site da Câmara.

O concurso é realizado em duas etapas. A etapa escolar é a primeira. É quando as escolas se organizam para a elaboração dos trabalhos nas categorias de desenho, carta, poema, crônica e artigo de opinião (confira mais abaixo que alunos podem concorrer a quais categorias). Não é obrigatório que os professores que vão coordenar as atividades no âmbito escolar sejam de língua portuguesa ou de artes. É possível também que vários professores trabalhem em conjunto de forma interdisciplinar, como explicado na reunião pela coordenadora da Escola do Legislativo, Juliana Filippe.

Os diretores já podem inscrever suas escolas na primeira etapa neste link.

A segunda etapa é a etapa municipal. Nesse momento, as escolas vão se reunir para selecionar os trabalhos que entendem terem melhores chances de vencer o concurso. Cada escola pode encaminhar dois trabalhos de cada categoria em que estiver inscrita.

O cronograma com as etapas está disponível na página do Prêmio Jovem Autor 2025.

Mas a primeira data que os interessados devem ficar atentos é a de inscrição na etapa escolar. Ela vai de 27 de março a 3 de junho. Este é o prazo que diretores e professores têm para manifestar oficialmente o interesse em participar do Prêmio Jovem Autor 2025. Pode parecer bastante tempo, mas não durma no ponto!

O presidente da Escola do Legislativo, vereador Érico Vinicius (Novo) destacou que a cidadania é uma construção do cotidiano e mostrou como pequenos gestos são importantes nessa hora: “A gente aqui não é acostumado a tanto lixo no chão, mas quando eu vejo uma boca de lobo entupida, eu vou lá de vez em quando com o pessoal da Seinfra, e aí a gente abre a tampa e, quando vê, tem lá dentro essas garrafas pets que pioram as nossas enchentes. Cuidar de onde descartar as coisas, por exemplo, também é um gesto de cidadania”.

Quem também acompanhou o evento de lançamento foi o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, o vereador Diego Machado (PSD) e ele afirmou que a Escola do Legislativo é motivo de orgulho por ser um “programa de referência”. Machado acrescentou: “A gente dá muita estrutura para isso. E, ano após ano, as nossas inscrições do Prêmio Jovem Autor vêm batendo recordes. No ano passado, nós tivemos mais de 32 mil inscrições. E esse ano nós queremos bater [esse recorde]. Por quê? Só se faz esse número de inscrições quando o programa tem credibilidade, quando a gente faz de uma forma séria.”

A professora Janete Ricken Becker Schotten, que orientou o trabalho vencedor da categoria crônica em 2016, primeiro ano do concurso, teve a oportunidade de fazer a viagem cultural em São Paulo e afirmou: “Quando a gente se depara com algumas obras sobre as quais a gente fala, que a gente tanto estudou e a gente está ali, diante de Portinari, eu fiquei encantada, eu não queria mais sair de lá. Então, são vários espaços maravilhosos e todos nós deveríamos ter acesso a essa experiência cultural diferente. Então, vale muito a pena e vamos todos nos empenhar”.

Quem Pode Participar?

  • Categoria Desenho: Alunos de escolas públicas e particulares matriculados no primeiro, segundo ou terceiro ano do ensino fundamental;
  • Categoria Carta: Alunos de escolas públicas e particulares matriculados no quarto e quinto anos do ensino fundamental;
  • Categoria Poema: Alunos de escolas públicas e particulares matriculados no sexto e sétimo anos do ensino fundamental;
  • Categoria Crônica: Alunos de escolas públicas e particulares matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental;
  • Categoria Artigo de Opinião: Alunos de escolas públicas e particulares matriculados em qualquer ano do ensino médio.

Os alunos classificados em primeiro lugar em cada categoria ganharão um laptop de 14 polegadas. Quem ficar em segundo lugar ganhará um smartphone e os terceiros colocados, um tablet. Na categoria Artigo de Opinião, especificamente, o vencedor ou vencedora também leva uma viagem cultural de dois dias à cidade de São Paulo. Escolas e professores também serão premiados.

Deixe um comentário