No mês de prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo”, a Escola do Legislativo Ana Rita Negrini Hermes, da Câmara de Vereadores de Joinville, terá ações para reforçar a importância da campanha. O mote é “Você não está sozinho”. Os eventos começam nesta quarta-feira (1º), com a participação do reitor da Univille, Alexandre Cidral, na Tribuna Livre da sessão ordinária, às 17h. Ele falará sobre ações públicas de atenção à causa.

No dia 10, às 19h, uma reunião online voltada para professores tratará do tema “Saúde mental no contexto educacional”, com exibição pela CVJ TV no YouTube e no Facebook. Os palestrantes são o psicólogo André Leonardo Veridiano, do Instituto Práxis, e Solange Coral, do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Os vereadores mirins participam de oficina de emoções e comunicação não violenta, com a instrutora Luana Santos, em 17 de setembro, às 15h30.

A programação termina em 29 de setembro, às 15h, com o debate sobre o “Setembro Amarelo” na sessão extraordinária da Câmara Mirim. Haverá também apresentações culturais.

Fatos

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Cerca de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos.
Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral.
79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média rendas.
Ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio.