Vereadores da Comissão de Saúde ouviram de representantes da Secretaria de Saúde que o principal desafio para a implantação de um sistema que permita agendamento online de consultas está na integração entre as plataformas do aplicativo Joinville Fácil e o sistema da Secretaria de Saúde, o Olostech.

Na reunião da comissão sobre o tema, levantado pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), a coordenadora da Unidade Básica de Saúde da Família do Comasa, Fabiane Arriola Santos, trouxe números sobre o agendamento online na unidade, onde um projeto piloto está em desenvolvimento.

A ideia desse sistema é acabar com as “filas da madrugada”. No entanto, o sistema tem sido empregado para o agendamento de 12 vagas diárias, agendadas em geral para a semana seguinte. Nessa sistemática, a UBSF Comasa já agendou 1.240 vagas, com uma taxa de absenteísmo (falta do paciente à consulta) de 10%. Ascendino entendeu como positivo a taxa de absenteísmo do modelo, dado que no sistema presencial a taxa gira em torno de 19%.

O gerente de tecnologia de informação da Secretaria de Saúde, Silvio Lucenir Zietz observou que, atualmente, o principal empecilho é a falta de integração entre o Joinville Fácil e o Olostech. Isso faz com que haja um necessário “retrabalho” da equipe da UBSF tendo que trazer as informações de um sistema para o outro.

Os agendamentos da unidade estão sendo realizados por meio do aplicativo Joinville Fácil e a intenção da secretaria é que todo o contato entre o munícipe e a unidade possa ser realizado por meio desse aplicativo. Entretanto, isso não significa que o cidadão não possa se dirigir normalmente à unidade para fazer o agendamento de consulta.

Deixe um comentário