A Câmara entregou na noite desta quinta (25), em sessão solene, o título cidadão honorário de Joinville ao empresário Laércio Beckhauser. A sessão foi proposta pela vereadora Tânia Larson (PSL) e presidida por Maurício Peixer (PL). O título de cidadão honorário é concedido a pessoas nascidas em outras cidades que tenham prestado relevantes serviços à comunidade joinvilense.
Laércio Beckhauser foi homenageado por amigos, autoridades e familiares. Tânia Larson destacou que conheceu Laércio na década de 1990, quando foi promotora de eventos de uma emissora de televisão, e sempre conversava com o empresário, que era o responsável pela Fenachopp. “Laércio é estudioso, curioso, perspicaz e observador, por isso, sempre está à frente do seu tempo”, disse a vereadora.
Nascido em Timbó, em 28 de janeiro de 1949, Laércio Beckhauser teve sua formação básica e do ensino médio no Seminário dos Padres Salesianos de Ascurra (SC). Os pais, um delegado de polícia e uma professora, é o terceiro filho de uma família de oito irmãos.
Aos 71 anos, Laércio Beckhauser se diz um joinvilense de coração, pois escolheu a cidade para desenvolver sua carreira profissional. Formado em direito, pós-graduado em gestão ambiental e sustentabilidade e mestre em administração, Laércio foi sócio-fundador do Clube de Oratória e Liderança de Joinville e do Lions Clube de Joinville, um dos idealizadores da Ajorpeme, dono da Chocolate Caseiro Joinville, criador da Associação Brasileira de Festas e Eventos, que era a empresa responsável pela Fenachopp, tradicional festa de outubro da cidade.
No seu extenso currículo ainda tem a criação da Promotur, com destaque para o turismo rural, o Conventions Bureau e um dos primeiros provedores de internet, a Netville. Atualmente aposentado e usufruindo das suas conquistas, Laércio Backhauser investe parte do seu tempo na plantação de árvores frutíferas e criação de animais numa área rural de Joinville.