A equipe da Escola do Legislativo esteve na Gerência Regional de Educação (Gered) na tarde de hoje para apresentar projetos e atividades a serem desenvolvidos na rede estadual de ensino de Joinville em 2015. Os projetos da Escola devem funcionar de modo integrado, no sentido de uma “via de mão dupla”, conforme o presidente da Escola do Legislativo, o vereador Levi Rioschi (PPS). Isto é, de modo a aproximar os alunos da Câmara, e a Câmara, por sua vez, se aproximar das escolas.
O projeto “Legislativo Vai à Escola” e o “Prêmio Jovem Autor” serão lançados no dia 12 de março, às 14h, no Plenário da Câmara, e contarão com o apoio da gerente regional de Educação, Dalila Rosa Leal. Amanhã, a equipe da Escola do Legislativo se reúne com o secretário municipal de Educação, Roque Mattei, para conversar sobre a realização dos projetos na rede municipal de ensino.
Legislativo Vai À Escola
O projeto “Legislativo Vai à Escola” foi apresentado pela primeira vez a Dalila. O intuito é o envolvimento da comunidade escolar em atividades para um melhor conhecimento do Poder Legislativo e da função dos vereadores e para melhorar o exercício da cidadania. Dalila aprovou a ideia, destacando que o projeto trará frutos no sentido de formar cidadãos que sabem onde buscar seus direitos.
As aulas do projeto terão entre 50 minutos e uma hora. São voltadas para alunos dos ensinos fundamental e médio e do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), com métodos diferentes para cada caso. Para os alunos menores de 18 anos, as palestras e aulas terão caráter lúdico, envolvendo música e jogos para despertar a curiosidade dos jovens quanto aos seguintes conceitos: tripartição de poderes, Poder Legislativo, funções do vereador, comissões da Câmara, funcionamento do Plenário, das sessões e das audiências públicas.
Para os adultos, a atividade será uma simulação, em que parte dos alunos atuará como vereador, um como prefeito, um como juiz, e outros como sociedade em geral, de modo a explicar o funcionamento dos poderes, mostrando como os munícipes podem requerer seus direitos.
Dalila, que foi vereadora titular por dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012), sugeriu reuniões com a equipe técnica da Gered para organizar um cronograma das atividades a ser repassado aos diretores de escolas. O projeto é de autoria de Rioschi, que assumiu neste ano a presidência da Escola do Legislativo, ao assumir o cargo de 2º secretário na Mesa Diretora. O projeto ainda depende da aprovação de uma resolução, a ser apresentada pelo vereador, para se tornar uma atividade institucional.
Prêmio Jovem Autor
Outro tema tratado na reunião de hoje foi o Prêmio Jovem Autor, criado pela Resolução 14/2013. A proposta, de autoria do vereador Rodrigo Fachini (PMDB), consiste em um concurso para que alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada do município possam desenvolver a escrita e o desenho. São cinco categorias: desenho, carta, poema, crônica e artigo de opinião.
Os prêmios são notebooks para os primeiros colocados de cada categoria e tablets para os segundos e terceiros colocados. O primeiro colocado da categoria artigo de opinião também ganhará uma viagem a São Paulo para conhecer o Museu da Língua Portuguesa. O lançamento oficial do prêmio ocorre, também, no dia 12 de março, às 14h.