Trabalhos de 68 escolas municipais, estaduais e particulares chegaram na sexta-feira (22) à Escola do Legislativo da CVJ para participar do Prêmio Jovem Autor. Era o último dia para a entrega dos textos e desenhos dos alunos que vão concorrer à etapa municipal do prêmio, em que uma comissão vai avaliar e escolher os trabalhos que receberão o prêmio. Os trabalhos que chegaram à Câmara foram escolhidos em seletivas realizadas internamente nas escolas.
Ouça: Os trabalhos enviados foram selecionados na seleção interna das escolas
A Escola do Legislativo vai divulgar o resultado final do prêmio em 29 de junho. A premiação ocorre oficialmente em 11 de agosto, no Plenário, quando os finalistas vão receber a medalha de mérito Herondina Vieira. O primeiro colocado de cada categoria (desenho, carta, crônica, poema e artigo de opinião) vai receber um notebook, enquanto os segundos e terceiros colocados vão receber tablets. O primeiro colocado da categoria artigo de opinião, exclusiva para candidatos do ensino médio, será premiado também com uma viagem para São Paulo, para conhecer o Museu da Língua Portuguesa.
Segundo Claudinei Dias, coordenador da Escola do Legislativo, algumas das escolas inscritas justificaram o não envio de trabalhos para a fase municipal porque a greve dos professores estaduais dificultou a realização da etapa escolar.
O prêmio, proposto pelo presidente da Casa, o vereador Rodrigo Fachini (PMDB), tem o seguinte tema: “Ação política, uma responsabilidade social”. E os trabalhos devem responder à seguinte questão: “Sustentabilidade, qual a minha contribuição para tornar melhor o meu bairro”.
A categoria que mais recebeu trabalhos foi a de crônicas, 42. A com o menor número de concorrentes foi a de artigo de opinião, com 7 textos. A categoria dos desenhos recebeu 34 trabalhos. Duas escolas mandaram trabalhos para todas as categorias, a Escola de Ensino Básico Professora Jandira Dávila, da rede estadual de ensino, no bairro Aventureiro, e o Colégio dos Santos Anjos, da rede particular, no Centro.