O Prêmio Jovem Autor foi apresentado ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte, em visita a Florianópolis feita pelo presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Rodrigo Fachini. Autor do projeto que criou o concurso de desenho e redação, Fachini teve por objetivo mostrar à entidade a iniciativa do Legislativo Municipal para que a ideia possa ser difundida a outras regiões de Santa Catarina.
A apresentação foi feita na sede da Fiesc, durante reunião entre Fachini e Côrte. Também participou do encontro o diretor executivo da Fiesc, Antonio José Carradore. Ele faz parte do Movimento A Indústria pela Educação. “A Câmara de Joinville está fazendo a diferença. Apoiamos a iniciativa e vamos auxiliar neste trabalho, com certeza”, disse Côrte.
Este ano foi a primeira edição do concurso, que está previsto para ocorrer todos os anos. Foram quase 11 mil inscritos e 15 finalistas em cinco categorias. O Jovem Autor já fez a diferença no momento em que trouxe transformação para as crianças participantes. “Esse menino vivia chorando. A participação dele no projeto foi muito importante. Agora ele é outra criança, com sua autoestima bastante elevada”, disse Iria Eclair da Silva, diretora da Escola Estadual Dom Pio de Freitas, onde estuda o aluno José Gabriel do Amaral, primeiro colocado na categoria Desenho.