Durante a primeira sessão ordinária do ano, hoje, a partir das 17 horas, serão eleitos os membros das oito comissões, responsáveis pelas discussões de todos os projetos que tramitam nesta Casa de Leis. É justamente nas comissões que são debatidas e elaboradas as leis e discutidos assuntos de interesse da cidade.
Para o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Fachini (PMDB), este será um ano de muito trabalho, principalmente porque o país vive um momento de crise. “Nós fizemos um esforço conjunto em 2015, seguramos as contas, economizamos mais de R$ 8 milhões. É isso que a população espera dos seus vereadores”, afirma o parlamentar.
Fachini lembra que no último ano houve melhorias no Portal da Transparência e o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público Estadual. “Tudo sempre feito, respeitando-se o Regimento Interno”, acentua. Fachini falou um pouco sobre as perspectivas para 2016 e como pretende conduzir o Legislativo neste ano.
O que o senhor espera da Câmara de Vereadores para este ano?
Rodrigo Fachini: Sabemos que este será um ano de muito trabalho. Em tempos de crise, precisamos fazer um esforço coletivo para economizar ainda mais os recursos públicos. Precisamos dar segurança para o Poder Executivo trabalhar, mas sempre lembrando da independência de cada um dos poderes. Temos projetos e assuntos importantes para serem discutidos, como o projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT). E continuaremos trabalhando pelo bem do cidadão joinvilense.
Como o senhor e os vereadores irão trabalhar o projeto da LOT?
RF: Nosso papel é dar segurança para a tramitação deste e de qualquer outro projeto, sempre respeitando e levando em conta o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município. Mas daremos prioridade à LOT, pois sabemos da necessidade da aprovação desta legislação para deixar que a cidade se desenvolva ainda mais.
Como a Câmara pode aproximar mais o cidadão joinvilense do Legislativo?
RF: A Câmara é a casa do povo. E por isso vamos buscar um maior envolvimento da sociedade nesta casa legislativa. Estamos estudando contratar um novo site e um aplicativo para smartphone para que a população possa interagir mais conosco, vereadores e Câmara como um poder constituído. Mas reforço que a Câmara está sempre de portas abertas para receber nosso cidadão joinvilense pessoalmente. Convidamos a todas as pessoas para que acompanhem de perto nossos trabalhos, as reuniões de comissões e as sessões.
Texto: Josi Tromm / Revisão e edição: Felipe Faria / Foto: Sabrina Seibel