O sistema de acolhimento e gerenciamento de acesso de pessoas à Câmara de Vereadores de Joinville começou a funcionar hoje em caráter experimental. A partir de agora, o acesso ao prédio é feito apenas pelo primeiro andar (entrada principal), onde os visitantes são recepcionados, fazem um cadastro (apenas uma vez), são orientados sobre a localização dos setores e gabinetes, e recebem um crachá de visitante que dá acesso às dependências.
O novo sistema foi implantado após investimento de R$ 719.346,90, que contemplou a instalação de aparatos de comunicação, instalações elétricas, gerenciamento de acesso, circuito fechado de TV, além de obras civis. Essa parte do sistema de acolhimento foi executada pela empresa G4S Monitoramento e Sistemas LTDA, com sede no Estado de São Paulo.
Um outro investimento de R$ 212.941,52 compreende a contratação de recepcionistas e telefonistas — para todo o ano de 2015 — para acolher, cadastrar e orientar os munícipes e visitantes que vêm à Câmara de Vereadores de Joinville. A empresa responsável por essa operacionalização é Orbenk Administração e Serviços, de Joinville.
O sistema de acolhimento e gerenciamento de acesso tem a função prioritária de melhorar o atendimento às pessoas que recorrem ao Poder Legislativo joinvilense. A entrada por um único acesso permite que as pessoas que chegam possam ser bem orientadas, permitindo a elas que alcancem os setores e servidores com quem desejam interagir com mais facilidade e agilidade, sem que fiquem “perdidos” pelos corredores, batendo de porta em porta.
O acesso é e sempre será gratuito a todos os visitantes. O fornecimento de dados pessoais para o cadastramento ocorrerá apenas na primeira visita. Nas visitas seguintes, as recepcionistas apenas puxarão os dados do sistema, o que tornará o acesso ainda mais agil, exatamente nos mesmos moldes do sistema existente já há alguns anos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e em muitas outras casas legislativas do país.